Tópicos de História Ambiental
Código: 31371
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: História
Total de horas trabalho: 15
Total de horas de contacto: 156

Face à consciência cada vez mais generalizada que a relação do ser humano com a natureza está profundamente desiquilibrada, podendo, no limite, pôr em causa a nossa continuidade como espécie e que a reflexão sustentada sobre estes aspectos é premente para cidadãos que se pretendem activos e empenhados, os conteúdos programáticos selecionados para estab unidade curricular pretendem traçar uma panorâmica dessa relação ao longo da História, numa cronologia de largo espetro, com enfoque em determinados tópicos e estudos de caso. Essa análise de momentos marcantes da História com influência determinante do Ambiente (ou, mais recentemente, do impacto das ações humanas) no devir das sociedades auxiliará os estudantes, por um lado, a formular apreciações críticas fundamentadas acerca da História Ambiental na sua relação com a capacidades e os conhecimentos técnicos do Homem e, por outro, a discutir com propriedade o conceito de Antropoceno. 

- Sociedades Humanas

- Ambiente

- Alterações climáticas

- Antropoceno

 

 

- Compreender a ação do enquadramento fisiográfico como condicionante das civilizações/sociedades passadas.

- Analisar os principais momentos de intervenção relevante dos seres humanos nos seus ambientes.

- Entender a forma como as alterações climáticas sempre influenciaram as ações humanas.

- Discutir o conceito de Antropoceno.

- Capacidade de leitura crítica de fontes históricas ou conteúdos dos mass  media.

- A interação Ser Humano/ Natureza: O Neolítico e a sedentarização.

- O entorno natural dos grandes impérios da Antiguidade Clássica.

- O Pequeno Ótimo Climático: Idade Média ou Idades Médias?

- Novos Mundos/Novos ambientes: casos de estudo.

- A manipulação da Natureza pelo Homem a partir da Revolução Industrial.

- As alterações climáticas e a História do Homem: o Antropoceno.

BASTOS M.R., CUNHA RIBEIRO J.P. (2019) Climate Change in Human History. In: Leal Filho W., Azul A., Brandli L., Özuyar P., Wall T. (eds) Climate Action. Encyclopedia of the UN Sustainable Development Goals. Springer, Cham. Disponível em https://doi.org/10.1007/978-3-319-71063-1_30-1

GUIMARÃES, Paulo E. & AMORIM, Inês (2016). A História Ambiental em Portugal: a emergência de um novo campo historiográfico. Disponível em: http://hdl.handle.net/10216/88046

MCNEILL, J.R. (2003). Observations on the Nature and Culture of Environmental History. History and Theory. Environment and History, 42(4): 5-43.

PÁDUA; José Augusto (2010). As bases teóricas da História Ambiental. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142010000100009 

WINIWARTER, V.; ARMIERO, M.; VAN DAM, et al. (2004). Environmental history in Europe from 1994 to 2004: enthusiasm and consolidation. Environment and History, 10(4): 501-530

NOTA: serão disponibilizadas na Sala de Aula Virtual indicações bibliográficas e/ou webgráficas para cada tópico em análise durante o semestre letivo.

 

A presente UC é disponibilizada em regime de E-LEARNING, com recurso à plataforma Moodle, tal como o mencionado no Modelo Pedagógico da Universidade Aberta - 1º Ciclo. Na sala de Aula Virtual é disponibilizado o Plano da Unidade Curricular onde está estipulado e calendarizado todo o trabalho a desenvolver ao longo do semestre. O processo de aprendizagem articula-se em torno do trabalho individual e colaborativo, sendo o estudante o agente privilegiado da sua própria formação, contando, porém, com a orientação e apoio do docente. 

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

O estudante tem de ter acesso a um computador com ligação à internet.