No seminário, são tratados diversos tópicos, encontrando-se as atividades agrupadas em três temas distintos mas complementares.
No primeiro tema, são abordadas algumas questões de base, como o surgimento de estudos linguísticos sobre os textos e a caracterização dos conceitos de texto e de coerência. Ainda neste tema, incidir-se-á a atenção numa categoria que ganhou crescente relevo na Linguística Textual: a tipologia de sequências textuais proposta por Jean-Michel Adam (1992).
No segundo tema, o conceito de género é a categoria central, sendo associado a outros conceitos afins, como o de formação sociodiscursiva e o de tipo de discurso, de acordo com propostas da Análise do Discurso (Maingueneau, 2014) e da Análise Textual dos Discursos (Adam, 2008). É também introduzido o modelo didático dos géneros, segundo o Interacionismo Sociodiscursivo (Schneuwly & Dolz, 1999).
No terceiro e último tema, o conceito de género é abordado na perspetiva do Inglês para Fins Académicos (Swales, 2004) e dos Estudos Retóricos dos Géneros (Devitt, 2004), sendo debatidos e caracterizados diversos tipos de relações entre géneros.
Texto; coerência; sequência textual; género; formação sociodiscursiva; tipo de discurso; modelo didático dos géneros; relações entre géneros;
A unidade curricular visa promover no estudante as seguintes competências:
‒ pesquisar e gerir informações sobre os diversos temas abordados;
‒ refletir, individualmente e em grupo, sobre assuntos que estão no centro das reflexões e dos estudos sobre o texto em Linguística, utilizando adequadamente os conceitos teóricos propostos em diversas disciplinas, escolas e orientações teóricas;
‒ proceder à análise de questões e temas de reflexão sugeridos, seguindo metodologias próprias das disciplinas linguísticas e enquadramento teóricos envolvidos;
‒ revelar crescente autonomia, quer a nível da reflexão individual realizada, quer a nível da investigação efetuada;
‒ comunicar com correção, rigor e precisão os resultados da sua reflexão.
1. Texto, coerência e sequências textuais
− Emergência de estudos sobre o texto em Linguística
− Os conceitos de texto e de coerência
− Tipos de sequências textuais (Adam, 1992)
2. Géneros: propriedades e modelo didático
− Formações sociodiscursivas
− Tipos de discurso e géneros
− Modelo didático dos géneros (Schneuwly e Dolz, 1999)
3. Relações entre géneros
− Género e subgénero
− Género e género incluído
− Outras relações entre géneros (Swales, 2004; Devitt, 2004)
Adam, J.-M. (1992). Les textes: Types et prototypes. Nathan.
Adam, J.-M. (2008). La linguistique textuelle. Introduction à l’analyse textuelle des discours. Armand Colin.
Bronckart, J.-P. (1997). Activité langagière, textes et discours. Delachaux et Niestlé.
Devitt, A. (2004). Writing genres. Southern Illinois University Press
Maingueneau, D. (2014). Discours et analyse du discours. Armand Colin.
Schneuwly, B., e Dolz, J. (1999). Os gêneros escolares. Das práticas de linguagem aos objetos de ensino (trad.). Revista Brasileira de Educação 11, 5-16.
Silva, P. N. (2012). Tipologias textuais. Como classificar textos e sequências. Livraria Almedina/CELGA.
Silva, P. N. (2020). Redes, cadeias, sistemas e reportórios: sobre as relações entre géneros. Linguística (Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto) 15, 95-134.
Swales, J. (2004). Research genres. Explorations and applications. Cambridge University Press.
E-learning
A avaliação inclui a realização de trabalhos e a participação regular e pertinente nos diversos fóruns ao longo do semestre.
Neste seminário, os doutorandos deverão consultar bibliografia em inglês e em francês.