Teoria do Texto
Código: 53050
Departamento: DH
ECTS: 15
Área científica: Linguística Portuguesa
Total de horas trabalho: 390
Total de horas de contacto: 60

No seminário, são tratados diversos tópicos, encontrando-se as atividades agrupadas em três temas distintos mas complementares.

No primeiro tema, são abordadas algumas questões de base, como o surgimento de estudos linguísticos sobre os textos e a caracterização dos conceitos de texto e de coerência. Ainda neste tema, incidir-se-á a atenção numa categoria que ganhou crescente relevo na Linguística Textual: a tipologia de sequências textuais proposta por Jean-Michel Adam (1992).

No segundo tema, o conceito de género é a categoria central, sendo associado a outros conceitos afins, como o de formação sociodiscursiva e o de tipo de discurso, de acordo com propostas da Análise do Discurso (Maingueneau, 2014) e da Análise Textual dos Discursos (Adam, 2008). É também introduzido o modelo didático dos géneros, segundo o Interacionismo Sociodiscursivo (Schneuwly & Dolz, 1999).

No terceiro e último tema, o conceito de género é abordado na perspetiva do Inglês para Fins Académicos (Swales, 2004) e dos Estudos Retóricos dos Géneros (Devitt, 2004), sendo debatidos e caracterizados diversos tipos de relações entre géneros.

Texto; coerência; sequência textual; género; formação sociodiscursiva; tipo de discurso; modelo didático dos géneros; relações entre géneros;

A unidade curricular visa promover no estudante as seguintes competências:

pesquisar e gerir informações sobre os diversos temas abordados;

refletir, individualmente e em grupo, sobre assuntos que estão no centro das reflexões e dos estudos sobre o texto em Linguística, utilizando adequadamente os conceitos teóricos propostos em diversas disciplinas, escolas e orientações teóricas;

proceder à análise de questões e temas de reflexão sugeridos, seguindo metodologias próprias das disciplinas linguísticas e enquadramento teóricos envolvidos;

revelar crescente autonomia, quer a nível da reflexão individual realizada, quer a nível da investigação efetuada;

comunicar com correção, rigor e precisão os resultados da sua reflexão.

1. Texto, coerência e sequências textuais

− Emergência de estudos sobre o texto em Linguística

− Os conceitos de texto e de coerência

− Tipos de sequências textuais (Adam, 1992)

2. Géneros: propriedades e modelo didático

− Formações sociodiscursivas

− Tipos de discurso e géneros

− Modelo didático dos géneros (Schneuwly e Dolz, 1999)

3. Relações entre géneros

− Género e subgénero

− Género e género incluído

− Outras relações entre géneros (Swales, 2004; Devitt, 2004)

Adam, J.-M. (1992). Les textes: Types et prototypes. Nathan.

Adam, J.-M. (2008). La linguistique textuelle. Introduction à l’analyse textuelle des discours. Armand Colin.

Bronckart, J.-P. (1997). Activité langagière, textes et discours. Delachaux et Niestlé.

Devitt, A. (2004). Writing genres. Southern Illinois University Press

Maingueneau, D. (2014). Discours et analyse du discours. Armand Colin.

Schneuwly, B., e Dolz, J. (1999). Os gêneros escolares. Das práticas de linguagem aos objetos de ensino (trad.). Revista Brasileira de Educação 11, 5-16.

Silva, P. N. (2012). Tipologias textuais. Como classificar textos e sequências. Livraria Almedina/CELGA.

Silva, P. N. (2020). Redes, cadeias, sistemas e reportórios: sobre as relações entre géneros. Linguística (Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto) 15, 95-134.

Swales, J. (2004). Research genres. Explorations and applications. Cambridge University Press.

E-learning

A avaliação inclui a realização de trabalhos e a participação regular e pertinente nos diversos fóruns ao longo do semestre.

Neste seminário, os doutorandos deverão consultar bibliografia em inglês e em francês.