Temas de Investigação II
Código: 52020
Departamento: DH
ECTS: 10
Área científica: Linguística
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 55

Nesta unidade curricular começa-se por desenvolver conhecimentos básicos sobre alguns processos neurobiológicos e cognitivos da linguagem verbal, mostrando a sua relação com a aquisição de uma língua não materna. De seguida, aborda-se o português num nível de análise linguística específico: o fonético-fonológico.Os conhecimentos básicos sobre a aquisição de uma língua não materna e a fonética e a fonologia do português constituem a base para a reflexão sobre a aquisição da fonologia e o ensino da pronúncia numa língua não materna.
 

1. Neurobiologia da linguagem
2. Aquisição de língua não materna
3. Fonética e fonologia do português
4. Ensino da Pronúncia em língua não materna

A unidade curricular “Temas de Investigação II” pretende proporcionar uma reflexão sobre alguns processos neurobiológicos e cognitivos próprios da linguagem verbal, como também aspetos relativos à aquisição da fonologia e o ensino da pronúncia numa língua não materna.
No final desta unidade curricular, espera-se que os estudantes tenham desenvolvido as seguintes competências:
• apresentar conhecimentos básicos sobre alguns processos neurobiológicos e cognitivos da linguagem verbal;
• revelar conhecimentos básicos sobre algunstópicos de fonética e fonologia do Português Europeu, a aquisição da fonologia e o ensino da pronúncia numa língua não materna;
• desenhar e avaliar, de forma cientificamente fundamentada, materiais e estratégias para o ensino da pronúncia numa língua não materna;
• mostrar uma atitude de questionamento crítico e de abertura à investigação e à atualização dos conhecimentos.

1. Neurobiologia da linguagem e aquisição de língua não materna
2. Perceção de fala
3. Produção de fala
4. Tópicos de fonética e fonologia para PLNM
5. Aquisição da fonologia de L2
6. Ensino e aprendizagem da pronúncia de L2

Brown, K. (ed.) (2006). Encyclopedia of Language and Linguistics. Oxford: Elsevier Science.
Castelo, A. (2018). Fonética e Fonologia para o Ensino do Português como Língua Estrangeira. Macau:Instituto Politécnico de Macau.
Celce-Murcia, M., Brinton, D. M., Goodwin, J. M., & Griner, B. (2010). Teaching Pronunciation: a course book and reference guide. Cambridge: Cambridge University Press.
Ellis, R. (1997). Second Language Acquisition. New York: Oxford University Press, 2003.
Ellis, R. (2005). "Principles of instructed language learning". System, 33 (2), 209-224. doi:10.1016/j.system.2004.12.006
Gass, S., & Selinker, L. (1994-2008). Second Language Acquisition: an introductory course. New York and London: Routledge.
Freitas, M. J., & Santos, A. L. (Eds.) (2017). Aquisição de Língua Materna e Não Materna. Questões Gerais e Dados do Português. Berlim: Language Science Press (disponível emhttps://langsci-press.org/catalog/book/160).
Mateus, M. H., Falé, I., & Freitas, M. J. (2016). Fonética e Fonologia e do Português. Lisboa: Universidade Aberta (publicação disponível em formato digital, na página da Universidade Aberta).

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

É obrigatório o recurso a uma ligação regular de banda larga à Internet. Serão usados textos em francês, inglês e castelhano para além da língua portuguesa, pelo que os estudantes deverão ter competências suficientes para a compreensão dos textos a estudar nestas línguas.