Temas de História da Arte Portuguesa
Código: 32019
Departamento: DCSG
ECTS: 7.5
Área científica: História da Arte
Total de horas trabalho: 195
Total de horas de contacto: 25

Trata-se de uma unidade curricular fundamentalmente teórica, de ordem concetual, privilegiando os grandes momentos da evolução histórico – artística. Tem como principais objetivos uma reflexão sobre a dimensão da obra de arte enquanto testemunho estético, caracterizando as principais correntes estéticas da Arte Ocidental Europeia em geral e da Arte Portuguesa em particular. Terá uma incidência diacrónica , abordando uma análise paradigmática de situações exemplificativas dos grandes momentos da evolução histórico-artística .

 

Leitura e Interpretação da Obra de Arte
Estética
Movimento Artístico
Modernismo e Arte Contemporânea

Capacidade de distinguir entre fenómenos artísticos episódicos e tendências longas sustentadas no espaço e no tempo.
Capacidade de observação, leitura e de interpretação da obra de arte;
Desenvolvimento da capacidade de crítica e de valorização da obra de arte;
Entender a obra de arte como documento artístico;
Conhecimento geral do desenvolvimento dos diferentes movimentos artísticos na Europa e em Portugal;   
 Compreender a dinâmica da História da Arte Portuguesa como um diálogo entre permanências, ruturas e integrações.

 

O conceito de obra de Arte e a leitura da obra de arte no âmbito da História da Arte.

Arte e Artistas no Mundo Medieval. O Românico e o Gótico em Portugal.

A génese do Mundo Moderno. O Renascimento e o Maneirismo. O Barroco e o Rococo.

A formação do mundo contemporâneo: Neoclassicismo, Romantismo, Realismo.

Impressionistas e Pós-impressionsimo. As saídas para o século XX.

Modernismo e as Artes Plásticas. As vanguardas artísticas e a arte mais recente
 
 


OBRAS DE REFERÊNCIA

AA VV – História das Artes Plásticas, Sínteses da cultura portuguesa, IN-CM, 1991
ARGAN, Guilio e FAGIOLO, Maurízio – Guia da História de Arte, Editorial Estampa, Lisboa, 1993.
ARNHEIM, Rudolf – Arte e Percepção Visual. Uma Psicologia da Visão Criadora, S. Paulo, 1980.
BAYER, Raymond – História da Estética, Editorial Estampa, 1982.
CALABRESE, Omar – Como se lê uma obra de arte, Edições 70, Lisboa, 1997.
NOTA: ao longo da UC será fornecida bibliografia complementar

 

 

E-learning

As modalidades e instrumentos de avaliação utilizados nesta unidade curricular estão de acordo com o Modelo Pedagógico da UAb prevendo-se mecanismos de avaliação contínua, com recurso a trabalhos e atividades variados indicados aos estudantes no Contrato de Aprendizagem. A avaliação desta unidade curricular tem em conta toda a produção escrita do estudante ao longo do semestre. No final, o estudante elabora um trabalho/monografia sobre um tema do seu interesse, relacionado com a unidade curricular que tem o peso de 40% da classificação total (que corresponde a 8 valores). O estudante deverá demonstrar globalmente a aquisição de competências na participação de discussões assíncronas que têm um peso de 60/% (que corresponde a 12 valores).

Os estudantes têm de possuir um computador com ligação à Internet e um endereço de correio electrónico.
Esta unidade curricular é leccionada em língua portuguesa.