Temas da Cultura Clássica I
Código: 51141
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Cultura
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Introdução ao estudo de textos fundadores da cultura ocidental, a partir da literatura grega e latina e da mitologia greco-romana. Estruturada em dois semestres, esta UC debruça-se sobre a herança cultural greco-latina sob um ponto de vista temático. Havendo várias temáticas passíveis de serem usadas como fio de Ariane deste conhecimento, o tema escolhido para o presente ano letivo é: “a tradição exemplar”.

  1. Clássico
  2. Tragédia grega
  3. Mitologia

A unidade curricular tem como objetivo iniciar os estudantes no estudo de textos fundadores da cultura ocidental. Além da familiaridade com os textos estudados, o estudante deverá adquirir conhecimentos sobre a cultura e a mitologia greco-latinas, bem como sobre a receção posterior das obras estudadas.
No final desta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
-identificar as características principais da produção cultural da antiguidade greco-latina;
-usar e aplicar uma noção abrangente de “clássico”;
-situar e explicar culturalmente os textos gregos e latinos estudados;
-identificar e comentar a receção (explícita ou implícita) das obras estudadas em produções artístico-culturais posteriores.

I. Contextualização da produção cultural greco-latina
a. Sociedade e cultura greco-latinas
b. Uma noção abrangente de “clássico”
II. Os modelos trágicos
a. As personagens da obra de Sófocles
b. Leituras posteriores das personagens da tragédia grega
III. A mitologia como espelho do Homem
a. As narrativas das Metamorfoses de Ovídio
b. Leituras posteriores dos mitos ovidianos

A) Textos
OVÍDIO, Metamorfoses, Lisboa, Nova Vega, 2006 (tradução de Domingos Lucas Dias)
SÓFOCLES, Rei Édipo, Lisboa, Edições 70, 2006 (introdução, tradução e notas de Maria do Céu Zambujo Fialho)
SÓFOCLES, Antígona, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2008 (Introdução, versão do grego e notas de Maria Helena da Rocha Pereira)

B) Bibliografia de apoio
CALVINO, Italo, Porquê ler os clássicos?, Lisboa, Teorema, 1993
GRIMAL, Pierre, Dicionário da Mitologia Grega e Romana, Bertrand Brasil, 2005.
GRIMAL, Pierre, O Século de Augusto, Lisboa, Edições 70, 2008.
HAMILTON, Edith, A Mitologia, Lisboa, D. Quixote, 2004.
PEREIRA, Maria Helena da Rocha, Estudos de História da Cultura Clássica, vol. I, Cultura Grega, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
PEREIRA, Maria Helena da Rocha, Estudos de História da Cultura Clássica, vol. II, Cultura Romana, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2009.

Portal Graecia Antiqva - http://greciantiga.org/
ROMILLY, Jacqueline de, A Tragédia Grega, Lisboa, Edições 70, 1999.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.