Técnicas de Expressão e Comunicação I
Código: 51069
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Língua
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 24

Nesta unidade curricular, propõe-se um conjunto de reflexões e de práticas discursivas acerca da comunicação escrita em contexto académico. Pretende-se que o estudo dos conteúdos programados e as práticas de produção textual contribuam para a melhoria das competências de expressão escrita dos estudantes.
Nos últimos anos, tem sido destacada a necessidade crescente de se promover a literacia académica entre os estudantes, uma vez que frequentemente evidenciam dificuldades em múltiplas dimensões da expressão escrita (como a sintaxe, a seleção lexical, o uso de conectores, a pontuação, a extensão das frases, a segmentação em parágrafos, a estruturação dos conteúdos e o estilo adotado). Por isso, nesta unidade curricular, foca-se a atenção nas principais propriedades dos textos escritos que os estudantes de 1.º ciclo são solicitados a produzir.
A unidade curricular tem uma vertente eminentemente teórico-prática, na medida em que, após se refletir acerca dos conteúdos propostos, se solicita aos estudantes que produzam textos diversos em que sejam aplicados esses conteúdos. A metodologia adotada prevê que os textos sejam objeto de análise e comentário nos fóruns disponibilizados em cada tema.

Literacia académica
Géneros académicos
Expressão escrita
Mecanismos estilístico-fraseológicos

Ao concluir com sucesso esta unidade curricular, o estudante deverá ter desenvolvido competências para:
• reconhecer a importância decisiva da qualidade da expressão escrita no âmbito dos processos de avaliação no ensino superior;
• identificar especificidades dos textos produzidos em contexto académico;
• escrever textos que se caracterizam pela correção e adequação a vários níveis;
• produzir textos cujos conteúdos são adequadamente selecionados, ordenados e articulados;
• redigir textos de géneros académicos diversos, adotando um estilo adequado ao ensino superior.

• Literacia e géneros do discurso académico;
• Aspetos gramaticais e estilísticos da expressão escrita (sintaxe, seleção lexical, pontuação, extensão das frases, parágrafos);
• Aspetos estruturais dos textos que os estudantes são solicitados a escrever (ordenação e articulação dos conteúdos).

Silva, P. N. (2020). Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação. Lisboa: Universidade Aberta. DOI: https://doi.org/10.34627/279s-0397
Coffin, C. J., Curry, M. J., Goodman, S., e Hewings, A. (2003). Teaching academic writing. A toolkit for higher education. London/New York: Routledge.
González, I. A. (2005). Instruções de escrita. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.
Nascimento, Z., e Pinto, J. M. C. (2006). A dinâmica da escrita, 5.ª ed. Lisboa: Plátano Editora.
Oliveira, L. A. (2018). Escrita científica. Da folha em branco ao texto final. Lisboa: Lidel.

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.