Supervisão Pedagógica e Práticas Reflexivas
Código: 12149
Departamento: DEED
ECTS: 8
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 40

A supervisão pedagógica situa-se no âmbito de uma ação profissional e visa o desenvolvimento pessoal e profissional, para o que contribui a apropriação de conhecimentos sobre cenários e formas de supervisão bem como o desenvolvimento de competências de observação, orientação e avaliação. Neste contexto, torna-se central o aperfeiçoamento de capacidades e atitudes éticas em ambientes de aprendizagem estimulantes, onde se desenvolvam processos intencionais e consistentes de formação.

Pretende-se que que o estudante seja capaz de:

  • Desenvolver uma perspetiva crítica sobre os processos de formação e supervisão pedagógica e suas implicações no desenvolvimento pessoal e profissional de professores/formadores;
  • Apropriar conhecimentos e desenvolver atitudes assentes na reflexividade ética que permitam assumir tarefas de orientação pedagógica e avaliação;
  • Conceber, implementar e avaliar programas de supervisão pedagógica na formação de professores ou de outros profissionais.

Esta unidade curricular desenvolve-se em quatro temas:
1- Introdução ao processo de supervisão –  de natureza concetual, discute conceitos e abordagens sobre a supervisão, estruturantes aos conteúdos seguintes;
2 – Observação: conceito, métodos e instrumentos – a importância da observação no ciclo da supervisão e o papel do supervisor,  vantagens e desvantagens, bem como a elaboração de instrumentos de observação e as estratégias de interpretação dos resultados da observação;
3 - Orientação pedagógica como elemento da supervisão e a avaliação em contexto de supervisão – analisam-se as funções e finalidades da orientação das práticas e procura construir-se uma metodologia da orientação e discutem-se os fundamentos do sistema de avaliação proposto;
4 - A ética na supervisão – de natureza conceptual, visa a apropriação do primado da reflexividade ética e reflete sobre a qualidade da supervisão, como estratégia para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores/formadores.

Alarcão, I. & Tavares, J. (2010). Supervisão da prática pedagógica - uma perspetiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Almedina.
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Baptista, I. (2011) Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. Cadernos do CCAP- 3. Disponível em http://www.ccap.min-edu.pt/pub.htm.
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A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.