A unidade curricular Sociedade Portuguesa Contemporânea foca-se, simultaneamente, nas continuidades e mudanças históricas, económicas e políticas que marcam Portugal desde meados do século XX. O programa começa com uma caracterização da construção histórica contingente e dinâmica das ideias de sociedade (e identidade) nacional e, em particular, de sociedade (e identidade) portuguesa, mostrando que estas são fenómenos historicamente recentes que não podem ser compreendidos por quaisquer características essencialistas partilhadas pelos/as portugueses/as. Para isso, enquadra-se a emergência de uma ideia de identidade nacional no final do século XIX na longa história europeia e colonial de Portugal. O segundo tema avança para a transição do autoritarismo do Estado Novo para a democracia posterior a 1974. Começando por caracterizar o primeiro regime político, o tema avança para uma discussão das múltiplas transformações económicas, políticas, culturais e demográficas que caracterizaram os últimos 50 anos. O terceiro tema é dedicado às desigualdades sociais em Portugal, partindo da posição semi-periférica da sociedade portuguesa e dando particular destaque às desigualdades sócio-económicas emergentes na relação dos/as portugueses/as com o mercado de trabalho. Por último, o quarto tema centra-se na relação dos/as portugueses/as com a política representativa. Partindo de uma discussão da distância ao poder como característica sociológica fundamental da histórica portuguesa do século XX, o tema segue para uma exploração das relações estabelecidas entre representantes políticos e elites económicas, continua com uma reflexão sobre a forma com a internet transformou a comunicação política e termina com algumas considerações sobre a recente reconfiguração do espectro político português.
Sociedade Portuguesa
Demografia
Identidade Nacional
No final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
1. Identificar as principais tendências da evolução da população portuguesa depois de 1960, do ponto de vista das suas dinâmicas principais, do seu crescimento, estrutura etária, distribuição espacial interna e externa.
2. Conhecer as grandes tendências e os factores económicos e sociais e políticos do desenvolvimento português desde 1960.
3. Analisar as principais mudanças ocorridas na economia, sociedade e cultura portuguesa desde 1960.
1. O conceito de sociedade: Epistemologia e teoria das sociedades
1.1. A construção historicamente recente da identidade portuguesa
1.2. A identidade portuguesa, a Europa e o colonialismo
2. Para compreender a sociedade portuguesa – conhecimento empírico. Descrição e interpretação.
2.1. A sociedade portuguesa antes e depois de 1974
2.1.1. As fases históricas do Estado Novo
2.1.2. Mudança social após 1974
2.2. Desigualdades sociais na sociedade portuguesa contemporânea
2.2.1. O carácter semi-periférico da sociedade portuguesa
2.2.2. Trabalho, classes sociais e desigualdades sócio-económicas em Portugal
2.3. A relação dos portugueses com a política
2.3.1. A relação com o Estado e a distância ao poder
2.3.2. As relações entre elites políticas e económicas
2.3.3. A internet e a política
2.3.4. A reconfiguração recente do espectro político
Joaquim Torres Costa, Sociedade Portuguesa Contemporânea, Lisboa, Universidade Aberta, 2002.[disponível nos Temas da sala de aula]
Augusto Mateus (Coord.) (2015). Três Décadas de Portugal Europeu – balanço e perspectivas. Lisboa: Fundação Manuel Soares dos Santos.
PORDATA (2016). Retrato de Portugal 2015. Lisboa: Fundação Manuel Soares dos Santos
António Pinto (Coord.) (2005), Portugal Contemporâneo. Lisboa: Dom Quixote.
DRAIN, Michel (1975) Geografia da Península Ibérica. Lisboa: Livros Horizonte.
DDEPP (Departamento de Estudos, Prospectiva e Planeamento, Ministério do trabalho e da Solidariedade Social e CELTA Editora)(2002). Portugal 1995-2000 Perspectivas de Evolução Social. Lisboa: DEEP/MST e CELTA Editora.
MACEDO, Jorge Braga de et Altres (1999) O Bem Comum dos Portugueses.Lisboa: Vega.
Silva, Manuela (org.) (1986). Portugal Contemporâneo, Problemas e Perspectivas.Oeiras: INA.
VIEGAS, José Manuel e COSTA, António Firmino da (1998). Portugal, que Modernidade?.Oeiras: Celta Editora.
CAMERON, Rondo (2000). História Económica do Mundo. Mem-Martins: Publicações Europa-América.
BARRETO, António (Org.) (1997). A Situação Social em Portugal, 1960-1995. Lisboa: Universidade de Lisboa, IICS.
Outros textos a disponibilizar na sala virtual.
Seguindo o modelo pedagógico virtual para o 1º ciclo da Universidade Aberta, estimula-se nesta unidade curricular uma aprendizagem autónoma e com a flexibilidade inerente ao ensino a distância assíncrono. Neste sentido, cada subtema é acompanhado por materiais de apoio ao estudo com um enquadramento da bibliografia obrigatória, por actividades formativas e, quando apropriado, por recursos opcionais (e.g., textos, vídeos) que permitem aos estudantes aprofundar o seu conhecimento de cada temática. A par disto, os fóruns assíncronos da unidade curricular estão em funcionamento permanente, sendo possível aos estudantes colocarem dúvidas e partilharem análises dos vários materiais a qualquer hora, sendo as suas mensagens regularmente lidas e respondidas pela equipa docente. De forma complementar, são realizadas sessões síncronas pontuais ao longo do semestre, o que possibilita o esclarecimento de dúvidas no momento e reforça a relação de proximidade entre os estudante e a equipa docente.
A avaliação segue uma de duas modalidades, avaliação contínua ou exame final, sendo a primeira incentivada.
A avaliação contínua consiste na resposta a dois e-fólios (A e B) ao longo do semestre, cada um cotado para 4 valores, e a um e-fólio global no fim do semestre, cotado para 12 valores.
Os e-fólios A e B são pequenos trabalhos escritos, feitos individualmente ou em grupo, que incentivam não só o estudo dos recursos obrigatórios da unidade curricular como a realização de pesquisa autónoma de informação pelos estudantes. Anualmente, procura-se que estes trabalhos permitam uma reflexão sociológica sobre temas da actualidade nos quais se expressem algumas das temáticas abordadas na unidade curricular, algo que é crucial sendo esta dedicada à sociedade portuguesa contemporânea. A avaliação destes e-fólios é, simultaneamente, somativa e formativa, sendo disponibilizado um comentário qualitativo a cada trabalho para além da nota quantitativa.
O exame final consiste na resposta a uma única prova, cotada para 20 valores e realizada no final do semestre.
Quer o e-fólio global, quer o exame são realizado na plataforma WISEflow.
Informação detalhada sobre o modelo de avaliação da Universidade Aberta pode ser encontrada em: https://portal.uab.pt/avaliacao/