Seminário de Tese (2º Ano)
Código: 23048
Departamento: DCET
ECTS: 0
Área científica: Tecnologia e Sistemas Web
Total de horas trabalho: 1620
Total de horas de contacto: 90

Visa a construção de um projeto de investigação específico em Ciência e Tecnologia Web, cujo produto final se materializa numa tese de doutoramento. Deve configurar a identificação de novos problemas e suscitar, no plano conceptual e praxeológico, a busca de respostas ajustadas aos contextos de intervenção.

Tese de Doutoramento
Trabalho de Doutoramento
Ciência e Tecnologia Web

Ao concluir esta unidade curricular o estudante deverá estar capaz de:

  • Analisar criticamente contextos de investigação em Ciência e Tecnologia Web;
  • Conceber, implementar e avaliar projetos de investigação em Ciência e Tecnologia Web;
  • Desenvolver instrumentação conceptual e metodologicamente ajustada ao desenvolvimento de projetos de investigação.

A diversidade dos contextos de intervenção em que se prevê que tenha lugar a realização do trabalho de tese aconselha a abertura dos tópicos programáticos, que se irão definindo à medida que o estudante vai avançando no seu doutoramento. Existem, no entanto, alguns tópicos que deverão ser contemplados:

  1. Observação e análise de contextos de investigação, públicos-alvo e domínios de intervenção em Ciência e Tecnologia Web;
  2. Desenvolvimento de projetos de investigação (concepção, implementação e avaliação);
  3. Desenvolvimento de metodologias e estratégias de análise de requisitos, concepção e implementação de soluções em Ciência e Tecnologia Web, no contexto de intervenção da tese;
  4. Operacionalização de metodologias e estratégias de investigação em Ciência e Tecnologia Web (concepção de projetos, recolha e análise de dados, avaliação, reflexão crítica).

  • Turabian, K. (2013). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations. 8th edition. Chicago, USA: University Of Chicago Press.
  • Creswell, J.W. (2008). Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches, 3rd edition. London: Sage Publications.
  • Pickering, C.M.; & Byrne, J. (2014). The benefits of publishing systematic quantitative literature reviews for PhD candidates and other early career researchers. Higher Education Research and Development, 33, 534-548.

Philips, E. (2000). How to Get a PhD: A Handbook for Students and Their Supervisors. London, UK: Open University Press.

O referencial metodológico para as práticas de ensino-aprendizagem assenta na investigação suportada por reflexão crítica. O projeto de tese envolve os estudantes num processo de identificação e análise de situações de potencial de intervenção enquanto investigadores, seguindo de construção de estratégias de investigação e seu desenvolvimento, avaliação continuada e conclusão. Este processo de reflexão-ação promove a construção gradual da sua autonomia crítica, pois trata-se de um processo que aprofunda, de modo progressivo e espiralado, as suas aprendizagens, conceptuais e experienciais, donde resulta a elaboração da tese de doutoramento a defender publicamente perante um júri.
O contacto com o(s) orientador(es) é feito através de tutoria online e sessões presenciais de acompanhamento. A avaliação final resulta da nota da prova pública e ainda da nota de avaliação contínua numa proporção não superior a 10%.

Na construção e implementação de um projeto de investigação específico em Ciência e Tecnologia Web cujo produto final se materializa na tese de doutoramento, propõem-se, por conseguinte, como metodologias de ensino uma abordagem da aprendizagem do tipo colaborativa online, em turma virtual, fortemente baseada na discussão de tópicos de cariz teórico (para assimilar as várias técnicas e metodologias de investigação) e ainda uma abordagem da aprendizagem da prática da investigação que se materializa na execução de um projeto concreto de investigação.