Seminário de Orientação em Supervisão Pedagógica
Código: 12194
Departamento: DEED
ECTS: 10
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 52

Os conteúdos estão estruturados segundo a lógica de desenvolvimento de um trabalho de investigação e adequam-se à UC Dissertação ou Trabalho de Projeto. Esta UC materializa-se na organização de seminários que possam suportar melhor os estudantes na produção da sua dissertação e momentos de partilha entre estudantes e docentes.

A unidade curricular tem como objetivos:

Estruturar o trabalho de pesquisa conducente à dissertação.

Aprofundar de modo específico técnicas de recolha e de tratamento de dados.

Dominar ferramentas digitais que facilitam a recolha e o tratamento de dados.

Desenvolver competências básicas no âmbito da Ciência Aberta.

Os conteúdos desta UC serão redefinidos à medida das necessidades dos estudantes e em estreita ligação com as tarefas de produção da dissertação ou do relatório de projeto.

Seminário 1. Janeiro de 2025. Ponto de situação, Mendeley e procedimentos de solicitação de autorização à comissão de ética (Filipa Seabra).

Seminário 2. Março de 2025. Elaboração de questionários online e sua análise (Susana Henriques).

Seminário 3. Maio de 2025. Ponto de situação e Análise qualitativa com o MaxQDA (Filipa Seabra).

Seminário 4. Junho de 2025. Jornadas Online de Investigação em Supervisão Pedagógica, com o acompanhamento de Ana Mouraz e Marta Abelha.

Seminário 5. Setembro de 2025. Ponto de situação e Escrita de artigos – da seleção da revista à estruturação do texto (Ana Mouraz).

Seminário 6. Novembro de 2026. Apresentação da dissertação – como chegar ao fim e preparar a defesa (Marta Abelha).

 

A bibliografia decorrerá das necessidades identificadas e sua relação aos projetos de investigação dos estudantes.

As metodologias desta UC assentam no princípio do Design Based Research e encontrarão nas docentes a resposta às necessidades evidenciadas pelos estudantes nos seus processos de construção de processos empíricos de investigação. Prevê-se a organização de pequenos workshops síncronos que resolvam dificuldades pontuais de alguns estudantes.

A avaliação dos formandos nesta UC será apenas objeto de uma menção de Aprovado(a) ou Reprovado(a), de forma a poder articular-se com o definido para a avaliação da Dissertação ou projeto que finaliza o Curso de Mestrado. 

A menção de Aprovado(a) requer 3 critérios cumulativos: a) a entrega de prova de submissão de pelo menos um resumo de comunicação a um evento científico externo à Universidade Aberta, ou de um artigo, antes da entrega da dissertação ou trabalho de projeto, e com base no trabalho de mestrado, tendo o/a mestrando/a como primeiro/a autor/a; b) a participação efetiva em pelo menos 3 dos 5 seminários síncronos previstos, e c) a participação assíncrona nas Jornadas Online de Investigação em Supervisão Pedagógica.