Seminário de Metodologias de Investigação
Código: 43002
Departamento: DCSG
ECTS: 10
Área científica: Ciências Sociais
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 40

Este Seminário visa a aquisição de um conjunto de conhecimentos e de competências necessários para a elaboração de uma estratégia metodológica coerente de investigação. Especial enfoque é dado aos múltiplos métodos e técnicas de investigação que potenciam a sua aplicabilidade ao projeto de investigação, a realizar no âmbito da tese de doutoramento.
Questões éticas da investigação em Ciências Sociais serão, igualmente, objeto de estudo e de reflexão.
 

Paradigmas metodológicos - qualitativo e quantitativo
Estratégias metodológicas
Princípios éticos


1. Aquisição de conhecimentos de vários métodos e técnicas mais utilizados na investigação em ciências sociais, em particular no quadro da pesquisa em relações interculturais, nos seus múltiplos domínios.
2. Capacidade para analisar comparativamente várias metodologias, identificando as potencialidades e as limitações inerentes à utilização de cada uma.
3. Capacidade para escolher a/s metodologia/s e as técnicas mais adequada/s ao seu projeto de investigação.
4. Adquirir e demonstrar conhecimento e respeito pelas exigências éticas impostas pela prática científica.

1. A investigação em Ciências Sociais. Paradigmas qualitativo e quantitativo de investigação
2. Planeamento da investigação: Objetivos, amostra, hipóteses, cronograma
3. Métodos Qualitativos
3.1. Pesquisa bibliográfica
3.2. Métodos de pesquisa etnográfica
3.3. Análise de conteúdo e análise de discurso
3.4. Análise de narrativas (auto)biográficas
3.5. Metodologias participativas multisituadas
4. Métodos Quantitativos
4.1. Elaboração de instrumentos metodológicos quantitativos
5. Questões éticas em investigação em Ciências Sociais

- Cabral, J.P. (2007) “Aromas de Urze e de Lama: Reflexões sobre o gesto etnográfico”. Etnográfica. XI (1), 2007: 191-212.
- Carmo, Hermano & Ferreira, M. (2008). Metodologia da Investigação. Guia para auto-aprendizagem. Lisboa:
Universidade Aberta, 2ª ed. (Manual obrigatório).
- Clegg, Frances (1995). Estatística para todos. Um manual para Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
- Ghiglione, Rodolphe & Matalon, Benjamin (1993). O inquérito. Teoria e prática. Oeiras: Celta.
- Hannerz, Ulf (2003). "Being There... And There... And There! Reflections on Multi-Site Ethnography." Ethnography 4: 201-16.
- Miles, M. & Huberman, A. (1994). Qualitative data analysis. An expanded sourcebook. Thousand Oaks/Londres/Nova Deli: Sage Publications.
- Quivy, Raymond & Campenhoudt, Luc Van (1992). Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
-  Wacquant, Loic (2006). Seguindo Pierre Bourdieu no Campo. Revista de Sociologia e Política, nº 26. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-44782006000100003&script=sci_arttext



 

E-learning

A avaliação das aprendizagens nesta unidade curricular será realizada com base na avaliação contínua das atividades individuais e em grupo. A avaliação final resulta da ponderação de vários elementos de avaliação: qualidade da participação em fóruns de debate; trabalhos individuais e em grupo (leituras críticas e ensaios); trabalho final individual.

Os estudantes devem possuir o acesso a um computador com ligação à internet, bem como competências no uso da internet e da plataforma Moodle. É, igualmente, necessário que os estudantes possuam conhecimentos da língua inglesa.