Química e Ambiente
Código: 21096
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Química e Bioquímica
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

Nesta unidade curricular pretende-se abordar os principais conceitos e metodologias associados ao conhecimento da Química de forma a compreender fenómenos ambientais. Serão exploradas diversas matérias que permitam perceber os sistemas químicos na Natureza para a compreensão de fenómenos naturais e/ou antropogénicos, polutivos no ambiente, bem como a avaliação dos riscos envolvidos e que conduzam a mudança de comportamentos relacionados com o Ambiente.

  1. Química da Atmosfera
  2. Química da Água
  3. Toxicidade

• Identificar fenómenos ambientais com base em conhecimentos químicos e também físicos.
• Compreender como aplicar os princípios químicos envolvidos nos sistemas ambientais, de forma a recuperar, manter e/ou melhorar a qualidade do Ambiente.
• Desenvolver uma atitude consciente, crítica e fundamentada face aos efeitos das actividades humanas sobre o ambiente.

Introdução.
A atmosfera: constituição; poluentes; dióxido de enxofre; chuva ácida; ozono e CFCs.
A água: constituintes na água dos oceanos e na água doce; propriedades químicas e físicas; reacções de oxidação-redução; escala de pE; o sistema carbonato; iões em água potável; purificação da água; água subterrânea; contaminação química e o tratamento de esgotos.
Substâncias tóxicas: dose letal; venenos corrosivos e metabólicos; metais pesados; compostos orgânicos tóxicos – pesticidas, dioxinas e PCBs.

Environmental Chemistry, Colin Baird, Michael Cann, W.H. Freeman and Company, 2005.
World of Chemistry, Joesten & Wood, Saunders College Publishing, 2nd Ed., 1996.
Química: Príncipios e Aplicações, Daniel Reger, Scott Goode, Edward Mercer, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.
The extraordinary chemistry of ordinary things, Carl H. Snyder, John Wiley & Sons, Inc, 1995.
Materiais a disponibilizar na plataforma de e-learning.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.