Psicologia Social Aplicada
Código: 41053
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Psicologia
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular, em primeiro lugar, procura identificar o domínio e os objectivos da Psicologia Social Aplicada. Num segundo momento, são abordadas temáticas que se prendem com a análise do ambiente, das migrações e do lazer, variáveis culturais e psicossociais relacionadas com os mesmos, assim como a sua relação com o bem-estar e a saúde dos indivíduos e dos grupos; as questões relacionadas com a importância e o papel desempenhado pela religião na vida das pessoas; problemáticas relacionadas com problemas de indisciplina e de violência na escola; questões que se prendem com as aplicações psicossociais em contexto de Justiça, com destaque para a Psicologia Judicial e para a Psicologia do Testemunho e, por último, questões ligadas ao envelhecimento e formas de o encarar pelas pessoas.

 

Psicologia Social
Ciências Sociais
Psicologia Aplicada
Intervenção Psicossocial

Pretende-se com esta unidade curricular que os estudantes:
- consigam definir, em termos genéricos, o domínio e os objectivos da Psicologia Social Aplicada;
- adquiram conhecimentos que lhes permitam analisar a complexidade e reflectir sobre os processos sociais, culturais e psicológicos, individuais ou grupais, suscitados por questões oriundas de domínios específicos, como seja o caso, da Escola, da Religião, da Justiça, do Envelhecimento e das Migrações;
- adquiram conhecimentos que lhes permitam conhecer a realidade circundante, em termos de causas e impacto que questões ligadas ao ambiente, ao lazer e à felicidade têm nas pessoas e na sociedade, em geral.
 

1. Psicologia Social Aplicada: uma Introdução
2.Psicologia Social do Ambiente
3. Psicologia Social das Migrações
4. Psicologia Social das Organizações
5. Psicologia Social da Religião
6. Indisciplina e violência na escola: Abordagens Psico-educacionais
7. Psicologia Social do Envelhecimento
8. Psicologia Social do Lazer
9. Psicologia Social da Felicidade
 

Neto, F. (Coord.) (2004). Psicologia Social Aplicada. Lisboa: Universidade Aberta.

Ramos, N. (2013). Comunidades marítimas, cultura e meio ambiente: Perspectivas de saúde, identitárias e interculturais. In I. Araújo (org).  Perspectivas de educação ambiental no constructo da interculturalidade. São Cristovão: Editora UFS, p.91-108 (2ªed).
Ramos, N. (2014). Migração, Tráfico de pessoas e trabalho doméstico. Revista Políticas Públicas, 18 (2), 425-438.
Ramos,N. (2015).Mobilidades e interculturalidades na contemporaneidade: desafios para a Psicologia e a inserção social. In S. Gondim & I. Bichara (Org.). A Psicologia e os desafios do mundo contemporâneo. Salvador: UFBA, p. 267-300

Santana, I., Coutinho, M. P., Ramos, N. et al. (2012). Mulher Idosa: Vivências do Processo de Institucionalização. Revista Ex aequo, nº 26, p. 71-85.
(Bibliografia adicional será disponibilizada online na turma virtual)
 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os(as) estudantes devem consultar com regularidade a página da unidade curricular: www.moodle.univ-ab.pt/moodle/