A finalidade das unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento I é sensibilizar os futuros técnicos de educação a utilizarem uma perspetiva adequada do desenvolvimento humano na promoção do desenvolvimento psicológico de indivíduos e de grupos.
Os estudantes deverão ficar capacitados para utilizarem, de modo sustentado, os conceitos e os modelos teóricos fundamentais da psicologia do desenvolvimento na planificação e no exercício da sua ação educativa.
Neste sentido, a aprendizagem decorrerá a três níveis diferenciados, a saber:
1- Conhecimento e aplicação de conceitos, modelos e perspetivas do património científico da psicologia do desenvolvimento que estruturem e enquadrem a futura ação educativa.
2- Desconstrução e posterior reconstrução de atitudes e de posicionamentos fundamentados face à natureza do ser humano e ao seu percurso de desenvolvimento.
3-Utilização de estratégias metacognitivas de regulação das aprendizagens.
Assim, pretende-se que os estudante sejam capazes de:
Pretende-se, ainda, que a Psicologia do Desenvolvimento I contribua para o desenvolvimento de competências transversais à formação global dos técnicos em educação através de :
Tema 1. Enquadramento e perspetivas da psicologia do desenvolvimento.
Tema 2. A natureza do desenvolvimento humano
Tema 3. Contextos de desenvolvimento
Tema 4. Psicologia do desenvolvimento e educação
Bibliografia obrigatória a adquirir nas livrarias:
Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora.
Recursos Digitais e Ferramentas Web obrigatórias disponibilizada na sala de aula virtual aos estudantes inscritos:
Vários (s.d. ). Vídeos de Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Aberta.
Morgado, L. & Costa, A. (2009). Coletânia de Textos para a Psicologia do Desenvolvimento, Lisboa: Universidade Aberta.
Bibliografia Complementar de interesse para os temas a estudar:
Bouvet; J.-F. (1998). Sobre o Ferro nos Espinafres e Outras Ideias Feitas. Lisboa: Gradiva.
Pasternak, C.(org.). (2009). O que nos torna Humanos? Lisboa: Texto & Grafia.
Matta, I. (2001). Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.