Psicologia do Desenvolvimento I
Cursos
Código: 11047
Departamento: DEED
ECTS: 6
Área científica: Psicologia
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A finalidade das unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento I é sensibilizar os futuros técnicos de educação a utilizarem uma perspetiva adequada do desenvolvimento humano na promoção do desenvolvimento psicológico de indivíduos e de grupos.
Os estudantes deverão ficar capacitados para utilizarem, de modo sustentado, os conceitos e os modelos teóricos fundamentais da psicologia do desenvolvimento na planificação e no exercício da sua ação educativa.
Neste sentido,  a aprendizagem decorrerá a três níveis diferenciados, a saber:

1- Conhecimento e aplicação de conceitos, modelos e perspetivas do património científico da psicologia do desenvolvimento que estruturem e enquadrem a futura ação educativa.

2- Desconstrução e posterior reconstrução de atitudes e de posicionamentos fundamentados face à natureza do ser humano e ao seu percurso de desenvolvimento.

 3-Utilização de estratégias metacognitivas de regulação das aprendizagens.

Desenvolvimento Psicológico
Ciclo de desenvolvimento
Modelos e Teorias do desenvolvimento
Teorias implícitas

Assim, pretende-se que os estudante sejam capazes de:

  • identificar e desconstruir as ideias do senso comum existentes na sociedade sobre o desenvolvimento humano;
  • responder a necessidades específicas de diferentes ciclos de desenvolvimento a partir do conhecimento das suas características;
  • questionar situações/comportamentos/casos  de acordo com os ciclos de desenvolvimento;
  •  planear ações educativas ajustadas às características do público-alvo;
  • confrontar, questionar e posicionar-se de modo fundamentado face a problemáticas do desenvolvimento humano.

 Pretende-se, ainda, que  a Psicologia do Desenvolvimento I contribua para o desenvolvimento de competências transversais à formação  global dos técnicos em educação através de : 

  • auto-organização (ser capaz de clarificar valores e objetivos, de gerir o tempo e as tarefas e de avaliar o seu próprio desempenho). 
  • aprendizagem (ser capaz de aprender de modo autónomo e colaborativo, de pesquisar, organizar e trabalhar a informação, de identificar e avaliar as suas estratégias de aprendizagem). comunicação (ser capaz de produzir um discurso escrito adequado, de apresentar ideias usando os meios apropriados). 
  • trabalho com os outros (ser capaz de se responsabilizar pelas tarefas a que se propôs no grupo, de tomar iniciativa, de negociar e de respeitar as ideias dos outros, de avaliar o desempenho do grupo). 
  • resolução de problemas (ser capaz de analisar questões/problemas, de utilizar opções estratégicas, de avaliar o sucesso destas). 
  • utilização das TIC (ser capaz de utilizar as TIC como ferramentas de aprendizagem e de comunicação, como meio de pesquisa e de gestão da informação, nas tarefas proposta na unidade curricular).

Tema 1. Enquadramento e perspetivas da psicologia do desenvolvimento. 

  •  Emergência da psicologia do desenvolvimento;
  •  principais metodologias de investigação;
  • grandes perspetivas sobre o desenvolvimento psicológico do ser humano.


Tema 2.  A natureza do desenvolvimento humano 

  • Especificidade do desenvolvimento psicológico do ser humano;
  •  grandes questões dicotómicas sobre a natureza do desenvolvimento;
  • conceito e características de estádio de desenvolvimento.

Tema 3. Contextos de desenvolvimento

  •  Modelo ecológico de Bronfenbrenner;
  • a abordagem socio-construtivista do desenvolvimento psicológico;
  • o processo de socialização e a família como contexto privilegiado de desenvolvimento

Tema 4.  Psicologia do desenvolvimento e educação

  •  Teorias implícitas do desenvolvimento;
  • aprendizagem e desenvolvimento;
  • a relação e o papel da psicologia do desenvolvimento na educação.

Bibliografia obrigatória a adquirir nas livrarias:
Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora.

Recursos Digitais e Ferramentas Web  obrigatórias  disponibilizada na sala de aula virtual aos estudantes inscritos:

Vários (s.d. ). Vídeos de Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Aberta.
Morgado, L. & Costa, A. (2009). Coletânia de Textos para a Psicologia do Desenvolvimento, Lisboa: Universidade Aberta.

Bibliografia  Complementar de interesse para os temas a estudar:
Bouvet; J.-F. (1998). Sobre o Ferro nos Espinafres e Outras Ideias Feitas. Lisboa: Gradiva.
Pasternak, C.(org.). (2009). O que nos torna Humanos? Lisboa: Texto & Grafia.
Matta, I. (2001). Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.