Pretende-se que no final desta UC o estudante tenha adquirido: competências na utilização de ferramentas de comunicação online diversificadas; competências de interação, de cooperação e de colaboração em trabalho online; e hábitos de participação regular e pertinente na Web. Por outro lado, pretende-se que o estudante adquira, mobilize e problematize perspetivas teóricas que permitam analisar conceptualmente os processos de comunicação online característicos da sociedade em rede.
Comunicação Online; Sociedade em rede; Cultura participatória; inteligência coletiva. Sociedade em rede; Cultura participatória; inteligência coletiva.
Nesta UC o estudante analisa características e especificidades da comunicação mediada pela tecnologia na Sociedade em Rede seja ao nível intra-individual seja ao nível inter-individual e social.
1) Comunicação Online e Aprendizagem na Sociedade em Rede
2) A Atenção. O Fluxo da Consciência, a Leitura e a Navegação Online
3) A Pesquisa e a Avaliação da Informação na Rede
4) Participação na Rede e Cultura Participatória
5) A Inteligência Colectiva
6) Redes Sociais e Capital Social.
• Rainie, L., Wellman, B. (2014). Networked: The New Social Operating System. The MIT Press
• Wellburn , E. & Eib, B.J. (2010). Imagining Multi-Roles in Web 2.0 Distance Education, Veletsianos, G. (Ed.) Emerging Technologies in Distance Education. Athabasca Univ. Press, Athabasca.
• Rheingold, H. (2012) Net Smart: How to Thrive Online. MIT Press.
• Boyd,D. (2010) - Streams of Content, Limited Attention: The Flow of Information through Social Media. EDUCAUSE Review, 45, 5, 26–36
• Mota, J. (2009). Personal Learning Environments: Contributos para uma discussão do conceito. Educação, Formação & Tecnologias; vol.2 (2); pp. 5-21
Evaluation is made on individual basis and it involves the coexistence of two modes: continuous assessment (60%) and
final evaluation (40%). Further information is detailed in the Learning Agreement of the course unit.