Adams, Laurie Schneider, Arte y Psicolanálisis. Madrid: Ensaios de Arte Catedra, 1997;
Arnheim, Rudolf, Arte & percepção Visual, Uma Psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1973;
-- Para uma Psicologia da Arte, Arte & Entropia. Lisboa: Dinalivro, 1997;
Damásio, António, O Sentimento de Si: O Corpo, a Emoção e a Neurobiologia da Consciência. Lisboa: Publicações Europa-América, 2000.
Engelmann, Arno,«A Psicologia da Gestalt e a Ciência Empírica Contemporânea», Psicologia: Teoria e Pesquisa, Vol. 18 n. 1, 2002, pp. 1 – 16;
Ferraz, Gustavo Cruz, Kastrup, Virgínia, «A coexistência de formas e forças: a atualidade das contribuições Gestaltistas ao campo da arte». Psico, volume 41, nº. 4. Porto Alegre: PUCRS, 2010. pp. 423-431
Gonçalves, Carla Alexandra, Para uma Introdução à Psicologia da Arte. As formas e os sujeitos. Lisboa: Edições 70, Colecção Arte & Comunicação, 2018.
Kendler, Howard H., Introdução à Psicologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989;
Marty, Gisèle, Psicologia del Arte. Madrid: Ediciones Pirámide, 1999.
Vigotsky, L. S., Psicologia da Arte. S. P.: Martins Fontes, 1999;
Velasco, Ignacio; Spence, Charles e Navarra, Jordi, «El sistema perceptivo: esa pequeña máquina del tiempo», Anales de Psicologia, vol. 27. Murcia: Universidade de Murcia, 2011, pp. 195-201.Note Bem: serão publicados, na sala de aula, outros recursos bibliográficos.