Objetivos de aprendizagem:
Face à transformação digital da sociedade, à transição digital em curso e ao predomínio de tecnologias digitais (Cardoso, 2025), importa que os estudantes sejam capazes de:
OA1: caracterizar conceitos e referenciais basilares na educação digital;
OA2: analisar contextos e casos de intervenção em educação digital;
OA3: delinear propostas de intervenção em educação digital.
TEMA 1. Educação Digital: conceitos e referenciais fundamentais
TEMA 2. Educação Digital: casos e contextos de intervenção
TEMA 3. Educação Digital: propostas de intervenção
• Azevedo, C. (2024). Programa de formação online em literacia da informação: estudo de caso nos Açores. Universidade Aberta.
http://hdl.handle.net/10400.2/16943
• Cardoso, T. (2025). Learning Evaluation, Learning Technologies, and Learning Organizations: What Does Open Access Research Tell
Us?. In: Martins, N., Brandão, D. (eds) Advances in Design and Digital Communication V. DIGICOM 2024. Springer Series in Design and Innovation, vol 51. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-77566-6_47
• Cardoso, T. & Pestana, F. (2022). O programa WEIWER® como nova alfabetização: casos à Luz de uma tipologia de Práticas Educacionais Abertas. J. Rodrigues & M. Marques (Org.) Ciências socialmente aplicáveis: integrando saberes e abrindo caminhos, vol. VI, pp. 126-139. Editora Artemis. http://hdl.handle.net/10400.2/12757
•Reis, A. (2021). INCoDe.2030, TIC e bibliotecas digitais: estudo de caso com alunos do ensino profissional. Universidade Aberta.
http://hdl.handle.net/10400.2/11255
Esta unidade curricular é oferecida em regime de ensino online, através da utilização da plataforma Moodle da Universidade Aberta. A metodologia de trabalho adotada baseia-se na aprendizagem centrada no estudante, a qual se deseja flexível, além de simultaneamente independente e cooperativa/colaborativa. Fundamenta-se, portanto, no Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta e apoia-se na realização de atividades, individuais e em grupo, que têm como suporte diversos recursos de aprendizagem.
Assim, ao longo do semestre, estão previstos momentos de aprendizagem, autónoma e em grupo, a partir de várias atividades, incluindo as de avaliação contínua obrigatória. Estão, ainda, disponíveis fóruns de discussão, gerais e de aprendizagem, nos quais os estudantes
devem participar e que, num panorama de inclusão digital, privilegiam tipos distintos de interação, embora sempre de natureza assíncrona e escrita.
É muito importante, e por isso fortemente recomendado, intervir nos fóruns de discussão da unidade curricular, também por ser útil para a preparação e elaboração das atividades de avaliação contínua obrigatória (os e-fólios e o e-fólio global). Aconselha-se, igualmente, a leitura atenta do calendário das atividades propostas e o respetivo plano de trabalho, bem como a planificação, por parte de cada estudante, do trabalho.
No decurso de todas as atividades letivas será valorizado o pensamento crítico e criativo dos estudantes, bem como a sua autonomia e autoavaliação - por exemplo: na articulação e adequação dos recursos sugeridos às tarefas propostas, além da procura e aplicação clara e eficaz de outros recursos às referidas tarefas.
Atendendo à natureza das competências a desenvolver e a avaliar nesta unidade curricular, a avaliação assume o regime de avaliação contínua obrigatória, o qual contempla a realização de dois trabalhos em formato digital (E-fólios), submetidos na plataforma Moodle, e de uma prova final (E-fólio global), no final do semestre, realizada na plataforma WISEflow, com peso de, respetivamente, 40% e 60%.
Os estudantes dispõem de um Cartão de Aprendizagem (CAP), pessoal, onde é creditada a avaliação que forem efetuando ao longo do semestre. O Cartão de Aprendizagem é um instrumento personalizado e cada estudante tem acesso apenas ao seu cartão.
O E-fólio A corresponderá ao comentário de recursos educacionais abertos (REA), e o E-fólio B à criação de um REA, sendo o feedback individual facultado no CAP, em função de rubricas de avaliação, e o feedback global no fórum do tema respetivo. A tipologia de prova do E-fólio global é comunicada aos estudantes no início do semestre, no Plano da Unidade Curricular (PUC).
Os estudantes que, pela realização das provas de avaliação contínua, não obtenham o mínimo requerido para o E-fólio global, realizam um exame na plataforma WISEflow, que corresponde a 100% da classificação final.
A informação detalhada sobre os procedimentos de avaliação da UAb está disponível no portal em https://portal.uab.pt/avaliacao/