Esta UC pretende aplicar os conhecimentos de gestão adquiridos ao longo do curso de forma multidisciplinar para o desenvolvimento de um projeto empresarial ou intra-organizacional. Pretende-se promover a aplicação de metodologias de ensino centradas no estudante que incentivem o desenvolvimento do espírito empreendedor, o trabalho em equipa, a discussão, a partilha e a criação de um ambiente de aprendizagem participativo e que se interligue com a realidade organizacional nacional e internacional.
Projeto Empresarial
Modelo de Negócio
Plano de Negócios
Projeto Intra-organizacional
• Conhecimentos fundamentais sobre como identificar e avaliar uma oportunidade ou resolver um problema organizacional.
• Capacidade para aplicar os conhecimentos de gestão de forma multidisciplinar aplicando-os ao desenvolvimento de um modelo de negócio ou a um projeto intra-organizacional.
• Capacidade para apresentar em público um projeto organizacional;
• Capacidade para trabalhar em equipa e gerar dinâmicas de grupo.
O programa da disciplina está dividido em seis partes:
Bibliografia Obrigatória
Bibliografia Adicional
• Osterwalder; A.; Pigneur; Y. (2011) “Business Model Generation” Wiley
• Osterwalder, A.; Smith, A. (2014) “Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want” Wiley
O regime de avaliação é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação (prova oral), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.
Boas competências na ótica do utilizador: Processador de texto; Internet.
Os textos base estão escritos em Português, sendo desejável que o aluno tenha domínio da língua inglesa para poder utilizar livros e textos complementares.