Pretende-se que o/a estudante adquira as seguintes competências:
• Proceder a um enquadramento dos problemas sociais na perspetiva dos conceitos e correntes teóricas das ciências sociais;
• Analisar criticamente os modos de interpretação e de avaliação dos problemas sociais na perspetiva das principais correntes político-doutrinárias contemporâneas;
• Proceder ao enquadramento, interpretação e análise crítica dos problemas sociais contemporâneos especificamente analisados.
Pretende-se ainda que a aquisição de conhecimento sobre os grandes problemas sociais contemporâneos proporcione a cada estudante o aumento da capacidade de análise e reflexão crítica sobre os acontecimentos da atualidade e, deste modo, o reforço de uma consciência cívica sobre os desafios globalmente partilhados pela Humanidade na nossa casa comum: o Planeta Terra.
1 - Estudar os problemas sociais
2 - Perspetivas político-doutrinárias sobre os problemas sociais
3 - Grandes problemas ambientais
4 - Problemas demográficos
5 - Globalização económica
6 - Problemas de origem ideológica
7 - A educação como problema social
Carmo, Hermano (coord.) (2001), Problemas Sociais Contemporâneos, Lisboa, Universidade Aberta.
Outros:
Barata, Óscar Soares (2003), Demografia e Sistema Internacional, Lisboa, ISCSP.
Bobbio, Norberto (1992), A Era dos Direitos, Rio de Janeiro, Editora Campus.
Giddens, A. (2000), O Mundo na era da globalização, Lisboa, Presença.
Giddens, A. (2004), Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Lijphart, A. (1989), As democracias contemporâneas, Lisboa, Gradiva.
Moreira, Adriano (1997), Ciência Política, Coimbra, Almedina.
Morin, Edgar et al (1991), Os problemas do fim de século, Lisboa, Notícias.
Naisbitt, J. (1988), Macrotendências, Lisboa, Ed. Presença.
Rubington, E. e Weinberg, M. S. (1995), The study of social problems. Seven perspectives, Oxford, Oxford University Press.
Wieviorka, M. (dir.) (1995), Racismo e modernidade, Venda Nova, Bertrand Editora.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.