A) Bibliografia teórica de base
BETTELHEIM, Bruno, Psicanálise dos Contos de Fadas, Lisboa, Bertrand, 1995
PROPP, Vladimir, Morfologia do Conto, Lisboa, Vega, 2000
LORD, Albert B., The Singer of Tales, Cambridge MA, Harvard University Press, 1960
B) Textos
CONSIGLIERI PEDROSO, Zózimo, Contos Populares Portugueses, Lisboa, Veja, 1992
ROSÁRIO, Lourenço do, Contos Africanos, Lisboa, Texto Editora, 2001 ou idem, A Narrativa Africana de Expressão Oral, Lisboa, ICALP / Angolê, 1989 (disponível em http://cvc.instituto-camoes.pt/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=54&Itemid=69 )
ROMÉRO, Sylvio, Contos Populares do Brazil, Nova Livraria Internacional editora, Lisboa, 1885 (disponível em http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/01614000#page/1/mode/1up)
C) Bibliografia de apoio
GUERREIRO, Manuel Viegas (Coord.), Literatura Popular Portuguesa. Teoria da Literatura Oral / Tradicional / Popular, Lisboa, ACARTE / Fundação Calouste Gulbenkian, 1992
ADAM, Jean-Michel & REVAZ, Françoise, A Análise da Narrativa, Lisboa, Gradiva, 1997
BELTRÁN, Rafael & HARO, Marta (eds.), El cuento folclórico en la literatura y en la tradición oral, València, Universitat de València, 2006
MEIRELES, Maria Teresa, A Partilha da Palavra nos Contos Tradicionais, Lisboa, Apenas Livros, 2005
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.