Esta unidade curricular pretende fornecer aos estudantes conhecimentos sobre a noção de
média e sobre algumas das suas características mais marcantes, bem como introduzir os
estudantes em debates relacionados com a Europa. Serão analisadas e discutidas as diferentes
formas como os diferentes média cobrem as questões europeias, de acordo com as
especificidades de cada meio – jornais, revistas, rádio, televisão, cinema e Internet.
Europa
Média
Identidade
Sociedade em rede
- conhecimentos panorâmicos sobre os diferentes média europeus;
- capacidade de identificar diferentes fontes de notícias;
- capacidade de reflexão sobre a natureza e relevância dos média no espaço europeu;
- capacidade para ler e entender criticamente textos de diferentes fontes.
1. Europa, média e espaço público
2. Os média na sociedade em rede
3. Novos média, experiência e identidade
4. Novos jornalismos e vida cívica
CARDOSO, Gustavo. Os Media na Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,
2006.
Charles, Alec. Media in the Enlarged Europe. Politics, Policy and Industry. Bristol: Intellect Ltd,
2009.
Josef, Trappel. The Media in Europe Today. Chicago: Chicago Press, 2011.
Martins, Ana Isabel. A Europa e os Media. Lisboa: Livros Horizonte, 2010.
Morgado, Isabel Salema, Rosas, António (Org.). Cidadania Digital. Covilhã: Livros LabCom,
2010.
Papathanassopoulos, Stylianos, NEGRINE, Ralph M. European Media. Cambridge: Polity Press,
2011.
Stevenson, N. Understanding Media Cultures (2nd ed). London: Sage, 2002.
Trappel, Joseph, Meier, Werner A., Haenens, Leen, Steemers, Jeanette, Thomass, Barbar (org.)
Media in Europe Today. Chicago: University of Chicago Press, 2011.
E-learning
The mandatory evaluation method is continuous assessment.
Continuous Assessment:
– 40%: work carried out throughout the semester, corresponding to two e-Folios (e-Folio A and e-Folio B), submitted via the virtual classroom.
– 60%: Completion of a final written assignment, referred to as the e-Folio Global.
Nada a referir