Esta unidade curricular pretende apresentar os conceitos, os instrumentos e as variáveis fundamentais em ordenamento do território que podem ser utilizados no âmbito da gestão para a sustentabilidade. Pretende ainda demonstrar que o ordenamento do território e o ambiente são complementares, devendo atuar em simultâneo como ações conjugadas, não intersubstituíveis e muito menos antagónicas ou em conflito. É dado especial ênfase aos instrumentos de planeamento e ao sistema de Gestão do território que tenham em vista a longo prazo a sustentabilidade, os riscos naturais como fator fundamental no processo de ordenamento do território e o processo de participação pública em ordenamento do território.
Ordenamento do Território;
Planeamento Ambiental.
1. Introdução ao Ordenamento do Território – História, conceitos e princípios em Ordenamento do Território.
2. Instrumentos e variáveis de gestão territorial - Sistema de gestão do território e instrumentos [Programas e Políticas Nacionais, Programas Regionais, Planos Municipais, Condicionantes legais (REN, RAN, Rede Natura 2000, ZPE, ZEC, servidões, outras condicionantes)].
3. Variáveis (biofísicas e socioeconómicas).
4. Riscos e ordenamento do território.
5. Participação pública em ordenamento do território.
Cavaco, C., Mourato, J., Costa, J.P., Pereira, A., Vilares, E., Moreira, P., & Magalhães, M. (2022). Introdução ao Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional em Portugal. Direção-Geral do Território.
Partidário, M. R. (1999). Introdução ao Ordenamento do Território. Universidade Aberta (incluindo a adenda ao Manual (Caeiro, 2004))
Branco, M. C. & Couto, A. (2012). Servidões e restrições de utilidade pública (edição digital). Coleção Informação 9. Direção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano.
E-learning (completamente online).
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.