Multiculturalismo e Ensino do Português
Código: 52041
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Ciências da Comunicação
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 33

Esta unidade curricular incide na situação atual portuguesa de multiculturalismo, tendo por objetivo principal o desenvolvimento da competência intercultural em alunos e professores em contextos multiculturais, pelo que intenta fazer uma atualização dos modelos de competência intercultural relevantes na formação de professores. Os estudantes deverão entender a natureza da competência comunicativa relativamente ao ensino de português, alargando e adaptando conceitos e modelos a outros contextos linguísticos e culturais para que possam adquirir competências interculturais e transmiti-las aos seus alunos.

No final do seminário, o estudante deverá ser capaz de:
-desenvolver uma consciência profissional em relação a espaços de atuação que favoreçam a comunicação intercultural;
-analisar criticamente os documentos reguladores e a bibliografia de especialidade de modo a gerir adequadamente as estratégias de promoção da competência intercultural;
-utilizar conhecimentos para desenvolver estratégias adequadas no âmbito da promoção da competência plurilingue e pluricultural e da comunicação intercultural;
-elaborar exercícios de acordo com as especificidades comunicativas e contextuais de ambientes de aprendizagem multiculturais

1.Modelos de competência intercultural.
2.Competência intercultural: problematizações, contextos de aplicação e modos de operacionalização.
3.Contextos plurilingues e pluriculturais.

Será disponibilizada bibliografia elaborada pela docente no espaço de aula virtual e serão trabalhadas,entre outras, as seguintes obras:
Byram, M., B. Gribkova e H-  Starkey,2002, Developing the Intercultural Dimension in Language Teaching, Strasbourg: Council of Europe Publishing – European Centre of Modern Languages in: http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/source/guide_dimintercult_en.pdf
BYRAM, Michael (2008) From Foreign Language Education to Education for Intercultural Citizenship, Clevedon / New York / Ontario: Multilingual Matters.
DEARDORFF, Darla (2009) The Sage Handbook of Intercultural Competence, Los Angeles/London/New Dehli/Singapore/Washington DC: Sage Publications KRAMSCH, Claire (2000) Language and Culture, Oxford, New York, Athens, Oxford University Press.
Witte, Arnd e Theo Harden (ed.s), 2011, Intercultural Competence – concepts, challenges, evatuations, Oxford: Peter Lang.
Zarate, G. e A. Gohard-Radenkovic (eds.),2004,
La reconnaissance des compétences interculturelles: de la grille à la carte, Paris: DidierFLE.

E-learning (completamente online).

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

A unidade curricular pressupõe competência de leitura na língua inglesa e francesa