Pretende-se apresentar a qualidade como uma exigência que cresce num processo irreversível e contribuir para a implementação da cultura da avaliação. Esta assume na sociedade contemporânea um papel de destaque no campo pedagógico, quer no fornecimento de dados sobre o desempenho dos alunos, quer no fornecimento de informações essenciais que contribuam para melhorar a forma como estes aprendem, perspetivando a construção de uma escola de qualidade. Em ambiente de ensino aprendizagem, a avaliação como processo e/ou como produto é absolutamente necessária. Adota-se nesta unidade curricular uma perspetiva de avaliação ancorada no paradigma construtivista, onde aprender não é um simples processo linear de passagem de conhecimento de uma mente para outra, mas um processo complexo e pessoal de (re)construção de representações e saberes. Nesta ótica, a avaliação distancia-se da gestualidade tecnicista em redor da medida, dos seus processos e dos seus problemas; centra-se antes nos seus atores e nos contextos em que se desenrola contribuindo para uma relação pedagógica mais frutuosa.
Avaliação
Processo
Qualidade
No final desta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
- situar-se criticamente face às necessidades e práticas de avaliação da qualidade das aprendizagens;
- delinear práticas de avaliação que se constituam como um processo de assistência à construção de aprendizagens considerando a especificidade dos atores envolvidos e dos contextos educativos em que têm lugar.
- Evolução das Conceções Teóricas da Avaliação
- A Avaliação como Processo Socialmente Construído
- A Avaliação numa Avaliação Perspetiva Formativa
- Instrumentos de Avaliação ao Serviço da Aprendizagem
E-Learning (completamente online).
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.
A frequência desta unidade curricular exige: domínio do inglês ao nível da leitura e conhecimentos de internet ao nível do utilizador.