• Analisar os fenómenos relacionados com a missionação e as suas consequências nos processos de colonização.
• Compreender o papel dos vários agentes da evangelização
• Discutir e avaliar o impacto dos fenómenos religiosos e culturais na história dos povos.
AMORIM, Maria Adelina, Os Franciscanos no Maranhão e Grão-Pará, Lisboa, Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica, 2005.
BETHENCOURT, Francisco e CHAUDHURI, Kirti (eds), História da Expansão, 5 vols., Lisboa, Círculo de Leitores,1998-1999.
COSTA, João Paulo Oliveira e, “A Diáspora Missionária” in História Religiosa de Portugal, vol. 2 - Humanismos e Reformas, coord. João Francisco Marques e António Camões Gouveia, Lisboa, Círculo de Leitores, 2000, p. 255-313
GONÇALVES, Nuno da Silva, “A dimensão missionária do catolicismo português” in História Religiosa de Portugal, vol. 3 – Religião e Secularização, coord. Manuel Clemente e António Matos Ferreira, Lisboa, Círculo de Leitores, 2002, p. 353- 397.
Missionação Portuguesa e Encontro de Culturas. Congresso Internacional de História. Actas, 4 volumes, Braga, Universidade Católica Portuguesa/Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses/Fundação Evangelização e Culturas, 1993.
São Francisco Xavier, Oriente, revista quadrimensal da Fundação Oriente, nº 13, Dezembro de 2005.
THOMAZ, Luís Filipe, De Ceuta a Timor, Lisboa, Difel, 1994
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio electrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspectiva do utilizador.