Metodologias de Intervenção Sócio Ambiental
Código: 22222
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Sociologia
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

A unidade curricular Metodologias da Intervenção Sócio Ambiental centra-se na análise e leitura crítica das teorias e metodologias de investigação e de intervenção no contexto da questão sócio ambiental. Procura situar historicamente e compreender as grandes questões teórico-metodológicas e epistemológicas que atravessam as sociedades contemporâneas, tendo por base a questão das desigualdades ambientais e os desafios da democracia participativa.
Procura promover uma consciência crítica quanto à complexidade do objeto de estudo, nomeadamente trabalhando a dimensão social e cultural das questões ecológicas e da natureza. Procura igualmente evidenciar os desafios metodológicos e epistemológicos que coloca a produção de conhecimento e de intervenção em contextos ambientais onde a cidadania e participação se assume como um vector simultaneamente analítico e interventivo.

Metodologias
Cidadania ambiental
Participação
Intervenção

Espera-se que cada mestrando/a desenvolva as seguintes competências: 1. Apresentar e analisar de forma critica as grandes linhas do pensamento sociológico, historicamente situado, por relação às questões teórico-metodológicas no contexto da questão ambiental; 2.Perspectivar a cidadania ambiental e a participação enquanto fenómeno que se articula intimamente com outros fenómenos que compõem a estrutura e as dinâmicas sociais e culturais (quer do ponto de vista do conhecimento, quer do ponto de vista da intervenção); 3.  Equacionar a questão ambiental ao nível macro, meso e micro, identificando as necessidades, potencialidades e recursos em contextos específicos e formular propostas de intervenção, mobilizando metodologias ativas de investigação e intervenção.

1. Panorâmica geral.
2. O mundo no início do século XXI- Um local «multiescalar» a conhecer e avaliar. (a) O contexto - desigualdades e globalização; (b) Da regulação à emancipação social - entre o estado, o mercado e a comunidade; (c) Epistemologias plurais; (d) A justiça Global e a Ecologia de saberes; (e) O contexto Português: A semiperiferia do sistema mundial.
3.  Intervenção Social e Ambiente. (a) Que desafios metodológicos coloca a questão ambiental? (b) Participação, intervenção social e intervenção cívica; (c)A questão ambiental como problema social complexo; (d)A questão das Escalas e das dimensões de análise (macro, meso e micro); (e) Atitudes e comportamentos ambientais - o paradoxo de Giddens.
4. Metodologias Participativas. (a) Questões teóricas prévias; (b) Perspetivas teórico-metodológicas qualitativas; (c) As metodologias participativas: investigação-ação – desafios e potencialidades; (d) Problemas de conhecimento; (e) Problemas de intervenção; (f) A cidadania participativa – os sujeitos enquanto atores e investigadores; (g) Experiencias práticas.

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A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.