Metodologia do Trabalho Cientifíco
Código: 52054
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Humanidades
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 24

Esta unidade curricular tem por objetivo principal a aquisição e o desenvolvimento de competências de investigação com vista à elaboração de um projeto de investigação científica conducente ao grau de mestre.  Por conseguinte, envolve um conjunto de práticas necessárias à elaboração de trabalhos académicos e também a escolha do método adequado relativamente ao objeto e objetivos de investigação.

Investigação
2. Metodologia
Epistemologia

A unidade curricular de MTC pretende desenvolver a capacidade de:
•selecionar e tratar adequadamente diferentes tipos de fontes e informações;
•interrogar criticamente diferentes metodologias de análise, situando-as no contexto da epistemologia em geral;
•reconhecer o âmbito de aplicação de diferentes metodologias;
•aplicar metodologias e técnicas básicas de trabalho de acordo com o objeto e o objetivo de investigação;
•elaborar trabalhos académicos de diferentes tipos e para diferentes fins;
•elaborar um projeto de investigação.

•A  pesquisa em ação: métodos e técnicas
•Normas de elaboração e apresentação de trabalhos científicos
•Problemas de investigação e métodos
•Conceção de projetos de investigação

Para a boa realização do seminário é fundamental a consulta de:
1)um guia para a elaboração e apresentação de trabalhos científicos, por exemplo:
 Azevedo, Mário, 2008, Teses, relatórios e trabalhos escolares, 6ª ed., Lisboa, Universidade Católica.
 Viegas, Waldyr, 2007, Fundamentos Lógicos da Metodologia Científica, 3ª ed, Brasília, Editora da Universidade de Brasília.
2)uma monografia sobre a integração, diferenciação e organização do conhecimento nos estudos literários, por exemplo:
Tyson, Lois, 1999, Critical Theory Today – a user-friendly Guide, New York / London: Garland Publishing.
A bibliografia específica ligada aos temas e atividades será objeto de investigação no decorrer dos trabalhos ou disponibilizada em linha.

 

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

É obrigatório o recurso a um computador com ligação de banda larga à Internet.