Metodologia das Ciências Sociais
Código: 42124
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Ciências Sociais
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular Metodologia em Ciências Sociais veicula conhecimentos que permitem aos estudantes conhecer, caraterizar e diferenciar os principais paradigmas metodológicos da investigação em Ciências Sociais, bem como identificar as diferentes etapas operacionais de um projeto investigativo.
Nesse sentido, são apresentados os diferentes métodos e as diversas técnicas de pesquisa, conferindo-se especial destaque às respetivas potencialidades e limitações, de acordo com o desenho da investigação tomado como referência.
Os conteúdos programáticos desta disciplina têm, assim, por objetivo capacitar os estudantes para o desenvolvimento da prática de investigação e contribuir para a respetiva consciencialização sobre as questões éticas que se colocam no âmbito da investigação em Ciências Sociais

 

No final da unidade curricular prevê-se que os alunos:

- Conheçam as características de algumas das metodologias mais utilizadas na investigação em Ciências Sociais e estejam aptos para planear e fazer opções metodológicas de acordo com as temáticas em estudo e as questões de partida formuladas.
- Tenham capacidade para comparar de modo diferenciado as diversas metodologias, identificando as vantagens e as desvantagens inerentes à utilização de cada uma.
-Sejam capazes de escolher a/s metodologia/s e as técnicas mais adequada/s ao seu projeto de investigação ou de aplicá-las a casos práticos propostos.

 

1. A investigação em Ciências Sociais
   1.1.Paradigmas qualitativo e quantitativo de investigação: diversidade de perspetivas e metodologias
   1.2. Tipos de investigação
   1.3. Questões éticas em investigação
   1.4. Planeamento da investigação

2. O processo de investigação
   2.1. Questões de partida
   2.2. Objetivos
   2.3. Amostra
   2.4. Hipóteses
   2.5. Cronograma  

3.Técnicas de pesquisa
   3.1. Pesquisa documental

   3.2. Observação: participante e não participante
   3.3. Inquéritos por questionário: presenciais e online
   3.4. Entrevistas
   3.5. Histórias de vida e narrativas digitais
   3.6 Etnografia
   3.7 Etnometodologia
   3.8 Focus Group

4. Caso prático

 

Bibliografia Obrigatória
Beaud, Stéphane; Weber, Florence (2007). Guia para a Pesquisa de Campo – produzir e analisar dados etnográficos, RJ, Editora Vozes
Ferrando, Manuel García; Ibánez y Francisco Alvira (2002) (Comp.). El análisis de la realidad social. Métodos y Técnicas de Investigación. Madrid: Alianza Editorial, 3ª ed.
Kauark, Fabiana Silva, Manhães, Fernanda Castro e Carlos Henrique Medeiros (2010). Metodologia de pesquisa: um guia prático. Itabuna-Bahia: Via Litterarum Editora
Bibliografia complementar
ALBARELLO, L., et.al (1997). Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais, Lisboa.
BARDIN, L. Análise de conteúdo, Lisboa, Edições 70, 2000.
BURGESS, R. G. A pesquisa de terreno: Uma introdução. Lisboa: Celta, 1997.
CARMO, Hermano; FERREIRA, Manuela Malheiro; Metodologia da Investigação. Guia para Auto-aprendizagem; Lisboa: Universidade Aberta, 2008
Denzin, Norman K. e Lincoln, Yvonna S. (Eds.). (2005). The Sage Handbook of Qualitative Research (3rd ed.). Thousand Oaks, CA: Sage. ISBN 0-7619-2757-3
FLICK, U. Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Monitor, 2005
GHIGLIONE, R., Matalon, B., O inquérito. Teoria e Prática, Oeiras, Celta, 1996.
GUERRA, I., Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e formas de uso, São João do Estoril, Principia, 2006.
LESSARD-HÉBERT, M.; GOYETTE, G. ; BOUTIN, G. —Investigação qualitativa, fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
MUNOZ, J., El método biográfico : El uso de las historias de vida en ciencias sociales Madrid, CIS, 1992.
SILVA, Augusto Santos;  PINTO, José Madureira (orgs.) Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento, 1987.
QUIVY, Raymond ; VAN CAMPENHOUDT, Luc — Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 1998.
Nota: Para além dos livros referenciados na bibliografia da unidade curricular serão disponibilizados textos online, artigos e links para páginas web. Os recursos serão especificados em cada tema.

 

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

A frequência desta unidade curricular exige conhecimentos da língua inglesa, capazes de permitir a leitura e interpretação de textos.