Nesta unidade curricular serão abordados alguns métodos matemáticos e ferramentas básicas da álgebra matricial e do cálculo diferencial aplicadas a problemas na área da gestão.
Modelos económicos
Análise de equilíbrio
Álgebra Matricial
Diferenciação
Utilizar as ferramentas elementares da álgebra matricial e do cálculo diferencial na formulação, modelação e resolução dos problemas
matemáticos da área da gestão
1. Modelos económicos
1.1 Componentes de um modelo matemático
1.2 Revisões: Conjuntos, relações e funções.
2. Análise de equilíbrio em economia
2.1 O significado do equilíbrio
2.2 Equilíbrio em modelos de mercado ou económicos de uma variável, lineares ou quadráticos
2.3 Álgebra matricial (operações, transposta e inversa, determinantes, inversão de matrizes).
2.4 Equilíbrio em modelos de mercado ou económicos lineares de várias variáveis.
3. Estática comparativa
3.1 A natureza da estática comparativa
3.2 Limites, continuidade, derivadas, diferenciação parcial, diferenciais, derivadas de funções implícitas.
3.3 Estática comparativa em modelos de funções gerais.
4. Alguns problemas de otimização (mono-variável - teste da 2ª derivada)
1. Matemática para Economistas (4ª Edição), Alpha Chiang & Kevin Wainwright, Eslsevier – Editora Campus, ISBN
13 – 9788535217698.
2. Ana Paula Quelhas e Fernando Correia, “Manual de Matemática Financeira” (2018 - 4.ª edição revista) Edições
Almedina.
3. Alhinho, J., Correia, H., Gaspar, J., & Silva, A. (2022). Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão - Conceitos de
Otimização Linear. UCP, Porto.
4. Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão. Edições Sílabo
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
Boas competências na ótica do utilizador: Processador de texto; Internet. Os textos base estão escritos em Português, sendo desejável que o aluno tenha domínio da língua inglesa para poder utilizar livros e textos complementares