O objetivo desta unidade curricular é: familiarizar os estudantes com a formalização do raciocínio, especialmente do raciocínio matemático; introduzir os conceitos e resultados standard da Lógica Matemática (ao nível do cálculo proposicional, cálculo de predicados e teoria de conjuntos) - incluindo um estudo das potencialidades e limitações dos métodos formais.
1. Cálculo de proposições
2. Cálculo de predicados
3. Teoria de conjuntos
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante seja capaz de:
• Reconhecer a utilidade da formalização do raciocínio, especialmente do raciocínio matemático.
• Aplicar as principais técnicas do cálculo proposições, do cálculo de predicados e da teoria de conjuntos.
Cálculo de Proposições:
• A linguagem do cálculo de proposições.
• A semântica do cálculo de proposições.
• As demonstrações no cálculo de proposições.
Cálculo de Predicados:
• As linguagens de primeira ordem.
• A semântica do cálculo de predicados.
• As demonstrações no cálculo de predicados.
Teoria de Conjuntos:
• A natureza das definições.
• Um subsistema de axiomas para a teoria de conjuntos.
• Operações sobre conjuntos.
• Relações e funções.
Bibliografia principal:
M. J. Edmundo, G. Ferreira e J. Gaspar, Introdução à Lógica Matemática (disponibilizado online).
Bibliografia complementar:
- M. S. Lourenço, Teoria Clássica da Dedução, Assirio & Alvim 1991.
- Richard T. W. Arthur, Natural Deduction: An Introduction to Logic with Real Arguments, a Little History, and Some Humour, Broadview Press, 2011.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.