A unidade curricular, subintitulada “Um percurso pelo romance: de Flaubert a Duras”, visa estudar a literatura francesa dos sécs. XIX e XX numa perspetiva diacrónica e culturalmente integrada, mas centrando-se em três obras fundamentais da narrativa romanesca: Madame Bovary, de Flaubert, paradigma do Realismo na literatura; Do Lado de Swann, de Proust, primeira parte do ciclo monumental Em Busca do Tempo Perdido, que revolucionou a arte do romance mundial; O Amante, de Marguerite Yourcenar, onde as fronteiras entre ficção e autobiografia se esbatem. Estas obras serão analisadas com recurso aos intrumentos da narratologia.
Literatura Francesa
Romance
Realismo
Modernismo
No final desta Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de:
- situar três autores essenciais da Literatura Francesa Moderna e Contemporânea, relacionando as suas obras com as transformações epistemológias e culturais da sua época;
- reconhecer e caracterizar algumas das principais transformações da escrita romanesca em França durante o período abordado;
- aplicar conhecimentos, metodologias e instrumentos adequados à exploração crítica da narrativa e à construção de um comentário de texto.
1. Categorias da narrativa
2. Gustave Flaubert, Madame Bovary
3. Marcel Proust, Du côté de chez Swann
4. Marguerite Duras, L’Amant
Bibliografia principal
Obras de leitura integral:
FLAUBERT, Gustave – Madame Bovary, Lisboa: Relógio d’Água, 2011. Trad. João Pedro de Andrade
Edição original em língua francesa disponível no site Gallica da BnF: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k80210g
Ou em livro
Madame Bovary, Gustave Flaubert, Jacques Neefs | Livre de Poche
PROUST, Marcel, Em Busca do Tempo Perdido (Vol. I Do Lado de Swann), Lisboa: Relógio d’Água, 2003. Trad. Pedro Tamen
Edição original em língua francesa disponível no site Gallica da BnF: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k56
Ou em livro:
Du côté de chez Swann, Marcel Proust, Michel Simonin | Livre de Poche
DURAS, Marguerite, O Amante, Lisboa: Relógio d’Água, 2017. (Tradução: Luísa Costa Gomes, Maria da Piedade Ferreira)
Edição original em língua francesa:
L’Amant (leseditionsdeminuit.fr)
A restante bibliografia e webgrafia será disponibilizada com cada um dos tópicos, ao longo do semestre.
E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.