Literatura e Imaginário
Código: 52029
Departamento: DH
ECTS: 8
Área científica: Humanidades
Total de horas trabalho: 208
Total de horas de contacto: 44

O seminário começa por desconstruir alguns estereótipos (que transparecem inclusivamente na linguagem quotidiana) sobre o imaginário e por definir metodologias, perspetivas e conceitos operativos indispensáveis ao seu estudo. Seguidamente, promove a análise e o questionamento de alguns temas recorrentes e estruturantes da cultura ocidental, de modo a sublinhar a função basilar das matrizes míticas, enquanto reservatório de formas e de significações dinâmicas, fundamentais para a construção da obra artística, com destaque para a literatura. Por fim, estimula os estudantes a realizar investigação aprofundada sobre os diferentes temas abordados no seminário, tanto de nível teórico, como de aplicação prática (análise crítica). 

Imaginário
Mito
Literatura e Artes
Identidade

Pretende-se que, no final deste seminário, o/a estudante seja capaz de:
  • Dominar e aplicar, de forma adequada e crítica, as metodologias e conceitos operativos apreendidos, no âmbito dos estudos sobre o imaginário;
  • Conduzir uma reflexão ou uma pesquisa de forma individual e colaborativa, expressando-se de modo estruturado e fundamentado;
  • Transferir conhecimentos adquiridos para representações artísticas de natureza e épocas distintas;
  • Pesquisar e formular hipóteses viáveis com vista à elaboração de reflexões pessoais e trabalhos originais.
 
 

Tema I | O Imaginário: conceitos, abordagens e metodologias
1. O que é o imaginário?
2. Mito e imaginário: alguns conceitos operativos
3. O Imaginário: abordagens, metodologias, conceitos e aplicações 
 
Tema II | Monstros e Herois: trajetórias míticas e identitárias
1. O mitologema do herói: modelos e transformações: literatura, publicidade, cinema, iconografia, banda desenhada...
2. O monstro como desafio à representação
3. O herói e o monstro na literatura e nas artes: leituras comparadas
4. Imaginários virtuais
 
 

CAMPBELL, Joseph, O herói de mil faces, São Paulo, Cultrix, 1997
DAMÁSIO, António, O Livro da Consciência, Lisboa, Círculo de Leitores, 2010
DAMÁSIO, António, O Sentimento de Si. Corpo, Emoção e Consciência, Lisboa, Círculo de Leitores, 2013
DUBOIS, Claude-Gilbert, Mythologies de l'Occident: les bases religieuses de la culture occidentale, Paris, Ellipses, 2007
DURAND, Gilbert, A imaginação simbólica (trad. Maria de Fátima Morna), Lisboa, Arcádia, 1979
DURAND, Gilbert, As estruturas antropológicas do Imaginário(trad. Helder Godinho), Lisboa, Ed. Presença, 1989.
DURAND, Gilbert, Mito, símbolo e mitodologia (trad. H. Godinho e V. Jabouille), Lisboa, Clivagem, 1982
GIL, José, Metamorfoses do corpo, Lisboa, Relógio d’Água, 1997
JUNG, C.-G., Métamorphoses de l’âme et ses symboles,Genève, Georg, 1953.
LACAN, J., «Le symbolique, l'imaginaire et le réel»,Bulletin de l'Association Freudienne, 1, 1982
RANK, Otto, The Myth of the Birth of the Hero: A Psychological Interpretation of Mythology, New York, 1914 [disponível online] 
THOMAS, J., Introduction aux méthodologies de l’imaginaire, Paris, Ellipses, 1998.
WUNENBURGER, Jean-Jacques, A razão contraditória, Ciências e filosofias modernas: o pensamento complexo, Lisboa, Instituto Piaget, 1996 
WUNENBURGER, Jean-Jacques, L'imaginaire, Paris, PUF, 2003 (tradução brasileira: O Imaginário, edições Loyola, 2007)
WUNENBURGER, Jean-Jacques, Uma Utopia da Razão, Lisboa, Instituto Piaget, 2004.
 
 

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.