Em tempos de grande mudança e imprevisibilidade, a Liderança afirma-se como um factor-chave para a competitividade das empresas e a qualidade de vida dos colaboradores. Neste sentido, esta UC de Liderança tem como missão levar os estudantes a compreender como é que a liderança potencia a estratégia, a cultura e a estrutura da empresa, através da motivação das equipas de vendas e retalho, rumo a uma maior inovação e gestão das transformações digitais, com vista a uma melhor produtividade e bem-estar das pessoas.
Liderança, Estratégia, Cultura, Motivação de Equipas.
1- Compreender a importância central da liderança para a estratégia empresarial
2- Saber identificar os diferentes estilos de Liderança e comportamento dos líderes
3- Saber associar a estrutura e a cultura da empresa aos estilos de liderança
4- Ser capaz de motivar equipas de vendas e do retalho, tendo por base a missão, a visão e um sentido de propósito
5- Ser capaz de liderar em contextos de mudança e de inovação
6– Implementar uma liderança ética e orientada para a responsabilidade social corporativa
1 - Fundamentos da Liderança e relação com a Estratégia da Empresa
2 – Estilos e Modelos de Liderança
3 – Liderança, Estrutura e Cultura Empresarial
4 – Liderança e Motivação de Equipas de Vendas e Retalho
5 – Liderança em Contextos de Mudança e Inovação
6 – Ética e Responsabilidade do Líder
- Cunha, M. P.; Campos e Cunha, R.; Rego, A.; Neves, P. & Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8ª ed. rev. e actualiz.). Lisboa : RH.
- Keevy, Z. & Perumal, J. (2014). Promoting transformational leadership practices of retail managers. Journal of Management Development, 33 (10): 919-931.
- Lopes, A. (2012). Fundamentos de Gestão de Pessoas. Edições Sílabo.
- Palma, P. J., & Lopes, M. P. (2012). Paixão e talento no trabalho. Lisboa: Edições. Sílabo.
- Pitacho, L.; Palma, P. J. & Correia, P. (2020). Impacto da redução de recompensas no comportamento dos colaboradores: E quando o trabalho é um chamamento? Psicologia, 34 (1): 43-55.
- Ram, B.; Lai,, K. K.& Xiao, F. (2024). Retail reimagined: pricing optimization in single channel, multi-channel and omni-channel retailing. Annals of Operations Research.
- Rego, A. & Cunha, M. P. (2007). A essência da liderança: mudança, resultados, integridade (3ª Ed.). Lisboa: Editora RH.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.