O conceito de liderança tem vindo a assumir diversos sentidos, consoante os contextos socioculturais e estruturais em que é aplicado. Os desafios que se colocam hoje aos actores educativos, que desempenham cargos de liderança, exigem respostas inovadoras e diversificadas.
O objetivo de estudo desta unidade insere-se no universo da liderança do professor e da inovação pedagógica no contexto escolar. Tomando como pressuposto o poder catalizador do professor líder, aprofundar-se-ão, em primeiro lugar, as múltiplas abordagens conceptuais sobre liderança, professores líderes e liderança pedagógica. Seguidamente, explorar-se-ão os princípios pedagógicos subjacentes a uma inovação pedagógica para a liderança e sua aplicabilidade no contexto real, nomeadamente a nível escolar em contexto de mudança.
A unidade curricular está estruturada em torno de três grandes Temas:
1.Liderança
• Conceito de liderança
• Estilos de liderança
• Desafios à liderança no contexto escolar
• O professor líder
2.Inovação Pedagógica
• Liderança na inovação pedagógica
• Cooperar para aprender
• Diferenciação pedagógica
3. Liderar um Projeto Pedagógico em Contexto de Mudança
Farr, S.,(2010) Teaching as Leadership -The Highly Effective Teacher`s Guide to Closing the Achievement Gap . Jossey-Bass
Kouzes & Posner (2007). O Desafio da Liderança, Caleidoscópio, Edições Artes Gráficas, SA
Kurtz, Shelly (2009) Teacher Leadership. Leadership, September/October 2009, 12-38.
Leithwood, K. & Mascall, B. (2008). Collective leadership effects on student achievement. Educational Administration Quarterly, 44(4), 529-561.
Sheppard, B. & Dibbon, D. (2010, January). Improving the capacity of school system leaders and teachers to design productive learning environments. Paper presented at the 23rd International Congress for School Effectiveness and Improvement, Kuala Lumpur, Malaysia
Sergiovanni, T. J. (2004). Novos caminhos para a liderança escolar (1ª ed.). Edições ASA. Porto.
Blended learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.