A sociedade atual e seus desafios requerem cidadãos com competências inerentes à leitura digital. Um insuficiente domínio da leitura nesta área condiciona todas as outras aprendizagens digitais que inibem o desempenho em várias atividades. Neste sentido, compreender os processos que envolvem a leitura, em geral, e a leitura digital, em particular, constituem passos fundamentais para uma atuação consistente nos mais variados contextos, designadamente os contextos educacionais. A perspetiva seguida nesta UC articula aspetos de caráter sociológico com aspetos de natureza educativa e pedagógica.
Espera-se que, no final da unidade curricular, os estudantes sejam capazes de:
A UC organiza-se em torno de 3 grandes temas:
Cardoso, Gustavo (org.) (2014). O Livro, o Leitor e a Leitura Digital, ISCTE, Relatório de Projeto. https://www.researchgate.net/publication/301789124
CERLALC (2020). Lectura en Papel vs Lectura en Pantalla. Centro Regional para el Fomento del Libro em América Latina y el Caribe / UNESCO.
Nielsen, J. (2011). Mobile Content Is Twice as Difficult. In Nielsen Norman Group. Consultado em Abril, 2014, em http://www.nngroup.com/articles/mobile-content-is-twice-as-difficult/
ORE (2014). Por uma utilização criteriosa dos recursos digitais em contextos educativos. Um balanço de investigações recentes. ORE – Observatório dos Recursos Educativos.
Continuous assessment is privileged: 2 digital written documents (e-folios) during the semester (40%) and a final digital test, Global e-folio (e-folio G) at the end of the semester (60%). In due time, students can alternatively choose to perform one final exam (100%).