Leitura e Sociedade
Cursos
Código: 11075
Departamento: DEED
ECTS: 6
Área científica: Cultura
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A leitura é uma das competências mais relevantes do ser humano e condição fundamental para aprender, viver e intervir ativamente na sociedade. Sendo a leitura transversal “a todo o conhecimento e um direito humano com impacto no crescimento individual e no desenvolvimento económico, social e cultural de cada país, [é essencial] torná-la acessível a todos e contribuir para que cada indivíduo, independentemente da sua condição pessoal e social, encontre respostas adequadas às suas potencialidades, interesses e necessidades.” (PNL, 2020/2027).

Tendo em conta este contexto, a unidade curricular “Leitura e Sociedade” pretende não só enquadrar a temática no que se refere aos estudos existentes em Portugal (hábitos de leitura, novos contextos, condições em que se processa) e aos programas que desenvolvem atividades nesse domínio, como também sensibilizar para a importância crucial da "leitura" na formação do indivíduo e do cidadão.

A perspetiva seguida nesta UC articula aspetos de caráter sociológico e cultural com aspetos de natureza educativa e pedagógica.

Leitura
Hábitos de leitura
Importância da leitura

Literacia da leitura

 

Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante seja capaz de:

·        avaliar as questões relevantes em torno do fenómeno ‘leitura’;

·        analisar a situação da leitura em Portugal tendo por base não só estudos e programas existentes, mas, também, a própria experiência pessoal/profissional;

·        reconhecer a importância e o papel da leitura para a formação e educação do indivíduo (estudante/profissional) e do cidadão.

A UC organiza-se em torno de 3 grandes temas:


1. Sobre a leitura
2. Leitura em Portugal
3. Importância da leitura


MANGUEL, A. (2010, 3ªed). Uma história da leitura. Lisboa: Presença.

Pais, J.M.; Magalhães, P.; Lobo Antunes, M. (Coord.) (2020). Inquérito às Práticas Culturais dos Portugueses 2020: Síntese dos Resultados. ICS – Estudos e Relatórios. https://www.ics.ulisboa.pt/sites/ics.ulisboa.pt/files/2022/inquerito_praticas_culturais_2020.pdf

Portugal. Ministério da Educação. Plano Nacional de Leitura. (2020). https://www.pnl2027.gov.pt/np4/home

SANTOS, Maria de Lourdes Lima dos (Coord.). (2007). A Leitura em Portugal. Lisboa: GEPE.

Outros recursos a disponibilizar ao longo da UC.



E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.