No seminário, são tratados diversos tópicos, encontrando-se as atividades agrupadas em três temas distintos, mas complementares.
No primeiro tema, são abordadas algumas questões de base, como a definição da identidade cultural, do multicuralismo versus interculturalismo, e do conceito da cidadania intercultural.
O segundo tema trata-se da ligação entre educação em línguas e cidadania intercultural desde uma perspetiva teórica, abordando autores como Byram, Wagner e Porto, mas também referindo-se a marcos conceituais importantes que guiam políticas europeias e internacionais como o “Reference Framework Competence for Democratic Culture” (Council of Europe, 2018) ou os princípios pedagógicos da Educação de Cidadania Global (UNESCO, 2014).
No terceiro e último tema, vamos tratar os conceitos teóricos abordados acima desde uma perspetiva empírica, estabelecendo um diálogo crítico com projetos e estudos recentes na área de Educação em Línguas e Cidadania
Educação em Línguas
Cidadania Intercultural
Competência comunicativa intercultural
Literacia cultural
Interculturalismo
O seminário visa promover no estudante as seguintes competências:
· Investigar e organizar informações relativas aos diversos tópicos tratados no seminário;
· Refletir, tanto de forma individual quanto em grupo, sobre questões centrais aos estudos de cidadania intercultural, aplicando adequadamente os conceitos teóricos discutidos ao longo do seminário;
· Analisar questões e temas propostos, utilizando metodologias específicas da educação intercultural e os enquadramentos teóricos pertinentes;
· Demonstrar uma progressiva autonomia, tanto nas reflexões individuais quanto nas pesquisas desenvolvidas;
· Apresentar os resultados das reflexões com clareza, rigor e precisão.
1. Conceitos base para definir a Cidadania Intercultural
- Cultura e identidade cultural
- Multiculturalismo versus interculturalismo
- Literacia cultural
- Cidadania Intercultural
2. Marcos teóricos importantes na Educação em Línguas e Cidadania Intercultural
- Contributos teóricos (Byram, Wagner, Porto)
- Contributos das políticas educacionais europeias e internacionais
- Cidadania intercultural digital
- Princípios de construção de um marco teórico
3. Estudos empíricos na Educação em Línguas e Cidadania Intercultural
- Metodologias de aprendizagem ativa (Aprendizagem baseada em projetos, Ensino dialógico, etc.)
- Exemplos de projetos europeus e internacionais (ICEPELL, DEMOCRAT, GreenKidz)
- Desenho de uma intervenção que visa promover a cidadania intercultural no ensino de línguas
Byram, M. (2021). Teaching and assessing intercultural communicative competence revisited. Multilingual Matters.
Byram, M., & Golubeva, I. (2020). Conceptualising intercultural (communicative) competence and intercultural citizenship. In The Routledge handbook of language and intercultural communication (pp. 70-85). Routledge.
Council of Europe (2018). Reference framework of competences for democratic culture (3 vols). https://www. coe.int/en/web/campaign-free-to-speaksafe-to-learn/reference-framework-ofcompetences-for-democratic-culture
Porto, M., Houghton, S. A., & Byram, M. (2018). Intercultural citizenship in the (foreign) language classroom. Language Teaching Research, 22(5), 484-498.
Rapanta, C., Vrikki, M., & Evagorou, M. (2021). Preparing culturally literate citizens through dialogue and argumentation: Rethinking citizenship education. The Curriculum Journal, 32(3), 475-494.
Wagner, M., Cardetti, F., & Byram, M. (2019). Teaching Intercultural Citizenship across the Curriculum: The Role of Language Education. American Council on the Teaching of Foreign Languages.
UNESCO (2014). Global citizenship education: Preparing learners for the challenges of the twenty-first century. UNESCO
O seminário incluirá oportunidades para experimentar, comparar, analisar, interpretar e refletir sobre uma variedade de materiais e tópicos. O processo de ensino-aprendizagem a desenvolver nesta unidade curricular decorre em ambiente virtual (e-learning, com recurso à plataforma Moodle). Os métodos de aprendizagem utilizados combinam o estudo individual com o trabalho colaborativo.
A avaliação inclui a realização de trabalhos e a participação regular e pertinente nos diversos fóruns ao longo do semestre.
A língua do seminário e dos materiais didáticos vai ser o Inglês.