Esta unidade curricular fornece aos estudantes um contacto próximo com ambientes, ferramentas e métodos de desenvolvimento de software, apoiando a transição de projetos individuais para projetos em equipa, em maior escala. Os alunos deverão adquirir o domínio de conceitos de engenharia de software que suportam este objetivo principal.
1. Design de software:
Princípios
Estilos arquitetónicos, incluindo Model-View-Controller (MVC)
2- Separação de interesses
Conceito
Abordagens
3. Testes de software
Tipos de testes
Tratamento de erros, incluindo exceções em MVC
4. Separação entre interface e implementação
Conceito e abordagens
Técnicas de Implementação
Bibliografia Obrigatória:
Guerreiro, Sérgio (2015). Introdução à Engenharia de Software. FCA: Lisboa
Bibliografia Complementar:
Sebenta de Desenvolvimento de Software 2009/2010 (online)
IEEE Computer Society (2014). SWEBOK® V3.0 - Guide to the Software Engineering Body of Knowledge. IEEE Computer Society Press. http://www.computer.org/web/swebok/v3-guide
Recursos de software:
Visual Studio Community.
E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.