A literatura como instituição, na sua dimensão sócio-cultural, histórica e estética, as principais características e do valor da obra literária, o estudo dos géneros literários e da evolução literária, constituem as principais vertentes do fenómeno literário que esta disciplina visa abordar.
A sistematização de conceitos fundamentais do campo da teoria literária, bem como uma abordagem cronológica e crítica da evolução recente dos estudos literários, é acompanhada de abundante exemplificação, que se destina prioritariamente a demonstrar a estreita ligação que deve existir, neste campo de estudos, entre a teoria e os textos concretos, de modo a fomentar no estudante o gosto e o sentido crítico na recepção da obra literária.
• A literatura como instituição cultural
• Texto literário e arquitextualidade
• A poesia lírica
• A narrativa literária
• A evolução literária e a evolução dos estudos literários
Leitura obrigatória:
REIS, Carlos, O Conhecimento da Literatura. Introdução aos Estudos Literários,
Coimbra, Livraria Almedina, 1994.
Leitura complementar:
BELLO, Maria do Rosário Lupi, Narrativa Literária e Narrativa Fílmica. O caso de “Amor de Perdição”, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian/FCT, 2008.
FINKIELKRAUT, Alain, Ce que peut la littérature, Paris, Gallimard, Collection Folio, 2008.
MATOS, Maria Vitalina Leal de, Introdução aos Estudos Literários. Lisboa, Verbo, 2001.
PAZ, Olegário; MONIZ, António; Dicionário Breve de Termos Literários. Lisboa, Editorial Presença, 1997.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina, Dicionário de Narratologia. Coimbra, Livraria Almedina, 1991.
JAHANBEGLOO, Ramin, Quatro Entrevistas com George Steiner, Lisboa, Fenda, 1999.
TODOROV, La littérature en péril, Paris, Flammarion, 2008.
Nota: A restante bibliografia específica será indicada nas respetivas etapas de estudo da unidade curricular.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre lectivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.