Introdução à Modelação Matemática e Estatística
Código: 21167
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Matemática
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

O objetivo desta unidade curricular é introduzir os estudantes a temas e técnicas de Modelação Matemática e Estatística. A modelação é uma área de enorme importância para as aplicações e apesar de que uma abordagem séria à modelação de fenómenos reais em Ciência e Tecnologia necessite uma formação pós-graduada, é importante que um licenciado tenha ideias básicas sobre o assunto. Nesta UC começa-se por introduzir temas fundamentais para a modelação, tais como questões de análise dimensional, e depois cada estudante explorará dois tópicos de modelação, a escolher de um leque de pelo menos quatro que poderão variar de ano para ano consoante as disponibilidades do corpo docente. A escolha é livre, embora se pretenda que os módulos escolhidos tenham alguma coerência conjunta de modo a que o estudante adquira um conjunto coerente de conhecimentos e de competências no âmbito da criação e da análise de modelos simples num determinado contexto de aplicações.

Modelação Matemática
Modelação Estatística

Conhecer os fundamentos básicos da modelação matemática e estatística e saber aplicá-los a situações concretas de grau de dificuldade adequado.

  1. Princípios gerais de modelação.
  2. Análise dimensional.
  3. Módulo 1: A regressão linear na modelação estatística.
  4. Módulo 2: Introdução à Integração Numérica.
  5. Módulo 3: Modelação através das Lógicas Booleana e Fuzzy
  6. Módulo 4: Elementos de análise de risco e aplicações.

Para os primeiros dois pontos, introdutórios, dos conteúdos programáticos usar-se-ão partes do seguinte texto:

  • Holmes, M. H., Introduction to the Foundations of Applied Mathematics, Texts in Applied Mathematics, vol. 56, Springer, New York, 2009.

A restante bibliografia será indicada em cada módulo.

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. 

Sendo esta uma Unidade Curricular do último ano da licenciatura pressupõe que os conhecimentos que o estudante adquiriu de Análise Matemática, Álgebra Linear, Análise Numérica, Probabilidades e Estatística estejam consolidados e possam ser utilizados sempre que necessário.