Introdução à Gestão Ambiental
Código: 21070
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Ciências e Tecnologias do Ambiente
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

Nesta unidade curricular pretende-se abordar o ciclo de gestão ambiental integrada, composto de diversas etapas e respectivas ferramentas de apoio. Este ciclo abrange desde a identificação e avaliação de problemas ambientais; formulação de cenários de evolução de problemas; definição de prioridades e metas; selecção de medidas e instrumentos até à implementação e controlo do desempenho ambiental. São também abordados as principais políticas e recomendações internacionais para o desenvolvimento sustentável, incluíndo os objetivos das Nações Unidas para 2030.

1. Gestão ambiental
2. Instrumentos de política de ambiente
3. Cenários e prioridades em ambiente
4. Indicadores e índices ambientais

Capacidade de demonstrar conhecimento e compreensão das teorias específicas de conceitos e princípios de gestão ambiental;
Capacidade para recolher e integrar informação proveniente de várias fontes relacionadas com a gestão ambiental, para apresentar argumentos ou fazer recomendações;
Capacidade para reconhecer a dimensão moral e ética associada com os assuntos ambientais.
Capacidade de conhecer e saber utilizar os princípios e os instrumentos de política de ambiente que os decisores podem implementar na resolução dos problemas ambientais.
Capacidade para avaliar e interpretar cenários em ambiente e identificar as prioridades de problemas ambientais prioritários e as metas ambientais.

1. Introdução à gestão do Ambiente
2. Princípios da política de ambiente
3. Indicadores e índices ambientais
4. Avaliação de cenários em ambiente
5. Definição de prioridades e metas
6. Medidas e instrumentos de política de ambiente

Obrigatória

VIDEIRA, N. Alves, I. Subtil, R. (2005). Instrumentos de Apoio à Gestão do Ambiente. Volume 1. Edições da Universidade Aberta (obrigatório).

Material scripto e videos de apoio elaborado pelo docente

Aconselha-se a consulta das seguintes obras (Suplementar)

Schmidt, L. (2007). País (In)Sustentável. Ambiente e Qualidade de Vida em Portugal. Esfera do Caos. Lisboa.
WELFORD, R. (1998). Corporate Environmental Management 1. Earthscan. 2nd edition. Londres.
Eugénio, T. P. (2004). Contabilidade e Gestão Ambiental. Áreas Editora SA, Lisboa.
 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.