A unidade curricular Intervenção Social com Crianças e Jovens pretende enquadrar as/os estudantes nas problemáticas da infância e da juventude nas sociedades contemporâneas e fornecer os fundamentos da intervenção social com estes públicos. Procura-se, assim, desenvolver competências de análise de políticas sociais e de intervenção em contextos diversificados
Problemas sociais, crianças, jovens, intervenção social, Políticas sociais
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, a/o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
• Identificar e problematizar a infância e a juventude como construções sociais;
• Analisar trajetórias de vida e problemas sociais nas sociedades contemporâneas na sua relação com situações de vulnerabilidade de crianças e jovens;
• Caracterizar e analisar políticas sociais no contexto nacional e europeu;
• Conhecer e discutir teorias e metodologias de intervenção social;
• Perspetivar e analisar políticas e respostas sociais destinadas a crianças e jovens;
• Refletir sobre questões éticas no contexto da intervenção social com crianças e jovens
Nesta unidade curricular serão trabalhadas as seguintes temáticas:
• Perspetivas teórico-concetuais da infância e da juventude
• Problemáticas atuais: ser criança e ser jovem na contemporaneidade
• Políticas sociais para a infância e a juventude
• Teorias e modelos de intervenção social com crianças e jovens
• Intervenção social com crianças e jovens: estudo e análise de casos
Carvalho, Maria João Leote de (2013). Sistema nacional de acolhimento de crianças e jovens. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Fernandes, Natália; Almeida, Ana Tomás de (2011). Intervenção com crianças, jovens e famílias. Coimbra: Edições Almedina.
Núncio, Maria José (2013). Políticas de família e intervenção social com famílias. Lisboa: ISCSP.
Pais, José Machado (1990). A construção sociológica da juventude – alguns contributos. Análise Social, vol. XXV (105-106), (1º, 2°): 139-165.
Sarmento, Manuel Jacinto (2005). Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação Social, vol. 26 (n. 91) (Maio/Ago), 361-378.
UNICEF (2013) As crianças e a crise em Portugal. Vozes de crianças, políticas públicas e indicadores sociais, Lisboa. UNICEF.
Bibliografia complementar será disponibilizada na sala de aula virtual da unidade curricular na plataforma moodle.
E-Learning. (completamente online).
Outra situação: ________________________________
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.