Objetivos de aprendizagem:
No final da UC, espera-se que o estudante seja capaz de:
OA 1 - Compreender os conceitos fundamentais da Inteligência Artificial (IA) e as suas possíveis aplicações no campo da educação.
OA 2 - Avaliar criticamente os impactos colocados pelo uso da IA generativa em contextos de ensino e aprendizagem.
OA 3 - Desenvolver proficiência na utilização de ferramentas de IA generativa para melhorar as práticas educativas e as experiências de aprendizagem.
OA 4 - Reconhecer as implicações de natureza ética da utilização de ferramentas de IA e explorar boas práticas para a implantação responsável da Educação baseada em IA (EdIA).
AO 5 – Conceber práticas educativas inovadoras com base na gestão inteligente dos dados.
TEMA 1: A Inteligência Artificial na Educação
Definição de IA e seus componentes (aprendizagem automática, deep learning e processamento de linguagem natural)
Exemplos de aplicações de IA na educação (plataformas de aprendizagem adaptativa, chatbots e tutores virtuais)
TEMA 2: Impacto da IA Generativa no Ensino e na Aprendizagem
Personalização e escalabilidade dos percursos de aprendizagem
Manipulação, Desinformação e Alucinação: a máquina não tem sempre razão
TEMA 3: Uso Ético de Ferramentas de IA Generativa
Gestão inclusiva de dados (não neutralidade dos algoritmos e limites da privacidade na gestão de um Bem Comum)
Quadros de referência e boas práticas para a implementação responsável da IA na educação (Orientações da Comissão Europeia e Recomendações da UNESCO)
TEMA 4: Práticas Educativas baseados no Uso Responsável da IA
Privacidade e segurança dos dados
Ferramentas e plataformas colaborativas para o desenvolvimento de práticas baseadas em IA
Chen, L., Chen, P., & Lin, Z. (2020). Artificial intelligence in education: A review. IEEE Access, 8, 75264-75278.
Chiu, T. K. F., Xia, Q., Ching, X.-Z., Chai, C. S., & Cheng, M. (2023). Systematic literature review on opportunities, challenges, and future research recommendations of artificial intelligence in education. Computers and Education: Artificial Intelligence, 4, 100118.
Comissão Europeia. (2022). Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem. Serviço de Publicações da União Europeia.
Morales-Chan, M. (2023). Explorando el potencial de Chat GPT: Una clasificación de prompts efectivos para la enseñanza. Universidad Galileo.
UNESCO. (2022). Recomendação sobre a ética da inteligência artificial.
A UC é oferecida em regime de ensino online, aplicando o Modelo Pedagógico Virtual. O processo de aprendizagem articula o trabalho autónomo e o colaborativo. É fornecido um Plano da Unidade Curricular com vista a orientar o estudante na sua planificação e gestão do tempo de estudo. Para cada tema, são disponibilizadas orientações de estudo, recursos bibliográficos e multimédia digitais, atividades formativas e respetivo feedback, para além de fóruns específicos onde os estudantes partilham informações, esclarecerem dúvidas com o docente e submetem as suas reflexões para avaliação. De igual modo, é proposta a participação dos estudantes na geração de um glossário especializado da matéria da UC.
Estudantes que escolhem a modalidade de avaliação contínua
O regime de avaliação contínua contempla a realização de dois artefactos digitais designados E-fólios (trabalhos escritos) submetidos na plataforma Moodle e de um E-fólio global (prova final) realizado no final do semestre na Plataforma WISEflow, com peso de, respetivamente, 40% e 60%. A tipologia de prova do E-fólio global é de ‘flow assign’, sendo esta comunicada aos estudantes no início do semestre no Plano da Unidade Curricular (PUC).
Estudantes que escolhem a modalidade de avaliação por exame
O exame é realizado na plataforma WISEflow, no formato ‘flow assign’, A estrutura da prova comporta 3 conjunto de ´questões, cada com 2 itens. No primeiro grupo, testa-se a capacidade de definição de conceitos operativos, no segundo grupo a capacidade reflexiva sobre os impactos da IA e num terceiro a capacidade de formular juízos éticos sobre o uso responsável das ferramentas de IA em contexto educativo, bem como de as usar proficientemente na formulação de um pequeno projeto educativo.
Informação detalhada sobre os procedimentos de avaliação da UAb: https://portal.uab.pt/avaliacao/