Código: 31062
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Língua
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Nesta unidade curricular são desenvolvidas técnicas linguísticas e comunicativas em inglês utilizando como base temas específicos e contemporâneos relacionados com a sociedade, cultura e o mundo. Através destes temas as competências linguísticas necessárias para a comunicação oral e escrita serão trabalhadas e aperfeiçoadas.

Vida
Saúde
Diversidade
Cultura

O objetivo desta unidade curricular de Língua Estrangeira é ajudar os estudantes a atingirem as competências próprias do nível B2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência. i. e.: "o estudante é capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade; é capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e de explicar um ponto de vista sobre um tema atual, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades."

Esta unidade curricular aborda questões contemporâneas da sociedade e da experiência e desenvolvimento pessoal, como a infância, a alimentação, a saúde e o bem-estar, as rotinas e a diversidade cultural. Através destes temas todas as competências linguísticas são desenvolvidas com base nos princípios das metodologias de ESL/EFL (English as a Second/Foreign Language): “Content based instruction” e “Theme based learning” em regime de e-learning. Os recursos utilizados nesta disciplina são uma compilação de atividades, textos, ficheiros de áudio e/ou vídeo e exercícios de várias fontes e disponibilizados pelo docente na plataforma.

Conto (novos contos são introduzidos em cada ano letivo):
Liu, Ken (2016) “The Paper Menagerie.”  The Paper Menagerie and Other Stories. Saga Press.

Adichie, Chimamanda Ngozi. (2009) "The Arrangers of Marriage." The Thing Around Your Neck. Ramdom House.

Gramática:
Murphy, Raymond; English Grammar in Use (Intermediate) 3rd Ed.
Dicionário:
Cambridge: Cambridge University Press,
2004.http://www.macmillandictionary.com/(Qualquer bom dicionário de lingua inglesa, Ex: Longman Dictionary of English Language and Culture.)

E-learning

 Todos os estudantes a frequentar a unidade curricular de Inglês III são automaticamente inscritos em avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos em formato digital submetidos na plataforma), realizados ao longo do semestre letivo, e de um Teste Global, (p-fólio), a ter lugar no final do semestre online, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.