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Informática Aplicada à Gestão
Cursos
Código: 22063
Departamento: DCET
ECTS: 7
Área científica: Informática
Total de horas trabalho: 182
Total de horas de contacto: 40
A unidade curricular (UC) Informática Aplicada à Gestão está estruturada para fornecer aos mestrandos conhecimentos de nível geral, intermediário e avançado que possibilitem aos decisores escolares acrescentar valor aos processos de gestão nos estabelecimentos de ensino, onde as Tecnologias de Informação (TI) são ferramentas facilitadoras ao nível dos processos administrativos e dos associados à gestão pedagógica.
Pretende-se que os recursos informáticos comumente usados nas mais varridas instituições possam de forma adequada e sustentável contribuir para as práticas de inovação, a fim de serem capazes de gerar soluções que permitem obter melhorias nos modelos de gestão escolares e o alcançar de melhores resultados. Utilização de técnicas e ferramentas de nível básico e intermédio disponibilizada pela ferramenta de produtividade MS Excel que possibilita a gestão de dados e a tomada de decisão. Finalmente, transmitir conhecimentos sobre as TI como recurso indutor de mudança organizacional.
Tecnologia de Informação e Processos de Trabalho Recursos de Tecnologia de Informação Mudança pelas TI MS Excel
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
Aplicar os conhecimentos consolidados e capacidades desenvolvidas na aplicação da informática no contexto da gestão de instituições escolares;
No âmbito da gestão, ser capaz de implementar, integrar e gerir as tecnologias de informação nas instituições escolares, através de uma visão integrada para promover a excelência e a transformação das instituições;
Propor processos inerentes à gestão económico-financeira da infraestrutura, aplicativos e serviços de TI nas instituições Escolares;
Serem capazes da utilização da folha de cálculo MS Excel no domínio das ferramentas de análise, tratamento e gestão de dados.
Liderança Visionária da Tecnologias de Informação
• TI e tendências recentes
• Computadores: rápidos, baratos, mobile
Gestão das Tecnologias no Mundo Digital
• Gestão de TI nas organizações
• Liderança e TI
Melhoria Sistémica / Tecnologia de Informação e Processos de Trabalho
• Processos de trabalho - Framework
• Como a TI suporta a comunicação e colaboração
Excelência na Prática Profissional / Planeamento da Tecnologia
• Captação de recursos de TI
• O custo das tecnologias
MS Excel
• Introdução de dados e elementos essenciais
• Tabelas e gráficos
MS Excel Avançado
• Fórmulas e funções avançadas
• Auditoria de fórmulas
• Ferramentas para análise de hipóteses
Pearlson, K. & Saunders, C. (2012). Managing and Using Information System - A Strategic Approach, John Wiley & Sons, 5th Ed. ISBN-13: 978-1118281734
Brown, C., DeHayes, D., Hoffer, J., Mart, W. & Perkins, W. (2011). Managing Information Technology, Pearson (7th Ed), ISBN-13: 978-0132146326
Bernardo, Maria do Rosário Matos; Negas, Mário Carrilho; Isaías, Pedro (2013). Excel Aplicado. FCA - Editora Informática - ISBN: 9789727227556
Benwari, N., & Dambo, B. (2014). Improving Secondary Schools Management through Transformational Leadership Approach and Management Information Systems. Journal of Educational and Social Research, 4(6), 401.
Cakir, R. (2012). Technology Integration and Technology Leadership in Schools as Learning Organizations. Turkish Online Journal of Educational Technology-TOJET, 11(4), 273-282.
Blau, I., & Hameirie, M. (2010). Implementing technological change at schools: The impact of online communication with families on teacher interactions through learning management system. Interdisciplinary Journal of E-Learning and Learning Objects, 6(1), 245-257.
Diversos materiais colocados pelo docente
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação
final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da
unidade curricular.
A frequência desta unidade curricular exige conhecimentos da língua inglesa, capazes de permitir a leitura e interpretação de textos.