Informática Aplicada à Gestão
Cursos
Código: 22063
Departamento: DCET
ECTS: 7
Área científica: Informática
Total de horas trabalho: 182
Total de horas de contacto: 40

A unidade curricular (UC) Informática Aplicada à Gestão está estruturada para fornecer aos mestrandos conhecimentos de nível geral, intermediário e avançado que possibilitem aos decisores escolares acrescentar valor aos processos de gestão nos estabelecimentos de ensino, onde as Tecnologias de Informação (TI) são ferramentas facilitadoras ao nível dos processos administrativos e dos associados à gestão pedagógica.
Pretende-se que os recursos informáticos comumente usados nas mais varridas instituições possam de forma adequada e sustentável contribuir para as práticas de inovação, a fim de serem capazes de gerar soluções que permitem obter melhorias nos modelos de gestão escolares e o alcançar de melhores resultados. Utilização de técnicas e ferramentas de nível básico e intermédio disponibilizada pela ferramenta de produtividade MS Excel que possibilita a gestão de dados e a tomada de decisão. Finalmente, transmitir conhecimentos sobre as TI como recurso indutor de mudança organizacional.

Tecnologia de Informação e Processos de Trabalho
Recursos de Tecnologia de Informação
Mudança pelas TI
MS Excel

No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
 
  • Aplicar os conhecimentos consolidados e capacidades desenvolvidas na aplicação da informática no contexto da gestão de instituições escolares;
  • No âmbito da gestão, ser capaz de implementar, integrar e gerir as tecnologias de informação nas instituições escolares, através de uma visão integrada para promover a excelência e a transformação das instituições;
  • Propor processos inerentes à gestão económico-financeira da infraestrutura, aplicativos e serviços de TI nas instituições Escolares;
  • Serem capazes da utilização da folha de cálculo MS Excel no domínio das ferramentas de análise, tratamento e gestão de dados.

Liderança Visionária da Tecnologias de Informação
•           TI e tendências recentes
•           Computadores: rápidos, baratos, mobile
 
Gestão das Tecnologias no Mundo Digital
•           Gestão de TI nas organizações
•           Liderança e TI
 
Melhoria Sistémica / Tecnologia de Informação e Processos de Trabalho
•           Processos de trabalho - Framework
•           Como a TI suporta a comunicação e colaboração
 
Excelência na Prática Profissional / Planeamento da Tecnologia
•           Captação de recursos de TI
•           O custo das tecnologias
 
 
MS Excel
•           Introdução de dados e elementos essenciais
•           Tabelas e gráficos
 
MS Excel Avançado
•           Fórmulas e funções avançadas
•           Auditoria de fórmulas
•           Ferramentas para análise de hipóteses
 

  • Pearlson, K. & Saunders, C. (2012). Managing and Using Information System - A Strategic Approach, John Wiley & Sons, 5th Ed. ISBN-13: 978-1118281734
  • Brown, C., DeHayes, D., Hoffer, J., Mart, W. & Perkins, W. (2011). Managing Information Technology, Pearson (7th Ed), ISBN-13: 978-0132146326
  • Bernardo, Maria do Rosário Matos; Negas, Mário Carrilho; Isaías, Pedro (2013). Excel Aplicado. FCA - Editora Informática - ISBN: 9789727227556
  • Benwari, N., & Dambo, B. (2014). Improving Secondary Schools Management through Transformational Leadership Approach and Management Information Systems. Journal of Educational and Social Research, 4(6), 401.
  • Cakir, R. (2012). Technology Integration and Technology Leadership in Schools as Learning Organizations. Turkish Online Journal of Educational Technology-TOJET, 11(4), 273-282.
  • Blau, I., & Hameirie, M. (2010). Implementing technological change at schools: The impact of online communication with families on teacher interactions through learning management system. Interdisciplinary Journal of E-Learning and Learning Objects, 6(1), 245-257.
 
Diversos materiais colocados pelo docente

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

A frequência desta unidade curricular exige conhecimentos da língua inglesa, capazes de permitir a leitura e interpretação de textos.