Ao longo desta unidade curricular traçar-se-ão, em traços gerais as linhas evolutivas da sociedade portuguesa, através de uma contextualização histórico-cultural e de uma metodologia multidisciplinar. Através de tópicos paradigmáticos abordar-se-á o modo como a sociedade portuguesa evoluiu, desde o final da Idade Média aos alvores da contemporaneidade, constituindo-se diferentes espaços culturais. Traçar-se-ão, assim, várias correntes evolutivas e os contextos históricos em que elas apareceram e se desenvolveram, focalizando a herança que a abertura ao mundo trouxe à sociedade portuguesa.
História
Cultura
Estudos Sociais
-Percecionar os conceitos de tradição e Modernidade;
-Compreender o modo se construiu a diáspora portuguesa no contexto da mundialização
-Explicar como se construiu um saber multicultural;
-Investigar o modo como a Universidade se constituiu como espaço de tradição e Reforma da sociedade;
-Problematizar historiograficamente como é que os discursos utópicos transmitiram em Portugal o presente histórico e projetaram o futuro.
Serão abordados os seguintes tópicos:
1-Em torno dos conceitos de Tradição e a Modernidade
2-A diáspora portuguesa no contexto da mundialização ou a construção de um saber multicultural
3-A Universidade como espaço de tradição e Reforma da sociedade
4-O presente e o futuro social naqueles que foram os discursos utópicos
Bibliografia Base:
Avelar, Ana Paula Menino, Veredas da Modernidade - Escrevendo o Mundo no Portugal de Quinhentos, Lisboa, Colibri, 2022
Avelar, Ana Paula, Representações de um “Mundo Novo” no Portugal de Quinhentos, Chamusca, Edições Cosmos, 2011.
Bethencourt, Francisco et al, História da Expansão Portuguesa, Lisboa, Temas e Debates, I-V,1998.
Burbank, Jane e Frederick Cooper, Empires in world History, Princeton, Princeton University Press, 2010.
Curto, Diogo Ramada, Cultura Escrita –Séculos XV a XVIII, Lisboa, ICS, 2007.
Godinho, Vitorino Magalhães, Mito e Mercadoria, Utopia e prática de navegar-Séculos XIII-XVIII,Lisboa, Difel, 1990.
E-learning (completamente online).
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.