História Política e Social Contemporânea
Código: 42052
Departamento: DCSG
ECTS: 9
Área científica: História
Total de horas trabalho: 234
Total de horas de contacto: 36

A História das Mulheres tem introduzido na ciência histórica novos temas de investigação, novos conceitos, como o de género, e novas metodologias que têm contribuído para a problematização crítica dos conhecimentos históricos e dos seus fundamentos epistemológicos.
Perspetivando a História das Mulheres como história relacional, no sentido de compreender o modo como as relações sociais entre mulheres e homens se redefinem em cada momento histórico, na intersecção com outras variáveis, pretende-se, nesta Unidade Curricular, problematizar a complexidade do processo histórico e as suas contradições.
Esta abordagem será realizada através da reflexão sobre temas centrais que proporcionem uma compreensão mais aprofundada da coexistência de conquistas e de retrocessos nos processos de construção da igualdade entre mulheres e homens na sociedade contemporânea.

 

  1. História das Mulheres
  2. História Contemporânea
  3. Género
  4. História Relacional

Aplicação correta de conceitos relevantes para a História das Mulheres, como género, história relacional, feminidade, masculinidade, domesticidade, igualdade, feminismo(s).
Problematização das atuais relações sociais entre mulheres e homens enquanto resultado de processos de (re)construção histórica tendo em conta as dinâmicas dos distintos contextos espácio-temporais.
Produção de pensamento crítico fundamentado sobre as relações sociais entre mulheres e homens na época contemporânea.

 

1. Género, etnia, classe, idade – ferramentas de historicização das relações sociais entre os sexos
2. Mulheres e domesticidade numa perspetiva histórica
3. Género e trajetórias de poder, de resistência e de consentimento
4. Género e história do colonialismo e do pós-colonialismo
5. Políticas para a igualdade entre mulheres e homens numa perspetiva histórica comparada


 

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Smith, Bonnie G. (2010) "Les femmes dans l’histoire mondiale", Clio. Femmes, Genre, Histoire [En ligne], 32, URL: http://clio.revues.org/9894.

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Nota: Bibliografia e recursos áudio e vídeo complementares serão disponibilizados na turma virtual.


 

E-learning (completamente online).

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.