História Digital
Código: 31372
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Historia
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

 Tendo em consideração a novidade que os conteúdos da UC representam para a grande maioria dos estudantes da licenciatura de História, dado o seu perfil específico, privilegia-se a articulação inequívoca entre os objetivos da UC e os seus conteúdos programáticos. Através da análise e reflexão articulada entre os vetores que constituem os conteúdos programáticos da unidade curricular, pretende-se proporcionar uma visão e compreensão integrada das alterações e questões que se colocam às condições de produção e partilha do conhecimento histórico e ao próprio ofício de historiador, no contexto de uma sociedade cada vez organizada em rede e dominada pela comunicação digital.

História

Digital

Conhecimento

Partilha

 1) Esclarecer sobre o que se entende por História Digital

2) Reconhecer novas formas de produção e representação do conhecimento histórico

3) Analisar as alterações verificadas na partilha do conhecimento produzido e na sua apropriação pela comunidade

4) Avaliar os desafios e o impacto de uma nova prática historiográfica.

1) O que é a História Digital?

2) Novas formas de produção e representação do conhecimento histórico

3) A partilha na rede do conhecimento produzido e a sua apropriação pela comunidade

4) Os desafios e o impacto de uma nova prática historiográfica.

Alves, D. (2014). Introduction: digital methods and tools for historical research. International Journal of Humanities and Arts Computing, 8(1), 1-12. Disponível em http://hdl.handle.net/10362/12013

Cohen, D. & Rosenzweig, R. (2005). Digital History. EUA: University of Pennsylvania Press.

Guardado, C. & Borges, M. M. (2012). Digital History in Portugal. In A. Tokar, M. Beurskens, S. Keuneke, M. Mahrt, I. Peters, C. Puschmann, T. van Treeck & K. Weller (Eds.), Science and the Internet (pp. 43-54). Dusseldorf University Press: Dusseldorf. Disponível em https://www.uniduesseldorf.de/home/fileadmin/redaktion/DUP/PDFDateien_/Open_Access/Science_and_the_Internet_OA.pdf

Noiret, S. (2015). História Pública Digital. Liinc em Revista, 11(1), 28-51. doi: http://dx.doi.org/10.18225/liinc.v11i1.797

Pons, A. & Eiros, M. (Eds) (2018). Historia digital: una apuesta del siglo XXI. Ayer. Revista de Historia Contemporánea, 110(2) Marcial Pons: Madrid. Disponível em https://revistaayer.com/sites/default/files/articulos/110-3-ayer110_HistDigital_APons_MEiroa.pdf

Vinck, D. (2018). Humanidades Digitales. La cultura frente a las nuevas tecnologias. Gedisa Editorial: Barcelona.

 E-Learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio eletrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspetiva do utilizador.