A Unidade Curricular oferece uma visão panorâmica da História das Ideias, centrando-se basicamente nas matrizes culturais das tradições greco-romana e judaico-cristã, relevantes para o entendimento do desenvolvimento das ideias e mentalidades do mundo europeu (ocidental). Além de uma parte introdutória, estruturámos o estudo da História das Ideias por cinco tópicos principais que continuam a marcar a nossa vida contemporânea. Contudo, não se pretende seguir um discurso historiográfico no sentido estrito do termo, optando-se por uma aproximação às temáticas selecionadas, capaz de refletir melhor a interconexão ou a interdependência entre textos e contextos. Ao considerar que não existem fronteiras rígidas, as leituras feitas num determinado tema podem, assim, também servir como referência importante ao estudo de outro tema.
Objetivos de aprendizagem e competências a desenvolver. Em termos de conteúdo, o estudante deverá:
Bibliografia Obrigatória:
Bibliografia Complementar:
E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
O conhecimento de inglês (leitura) é vantajoso.