No final desta unidade curricular o aluno deverá:
• Conhecer os paradigmas principais da cultura do séc. XX.
• Compreender a estrutura lógica da mentalidade e da cultura do Romantismo e do Idealismo alemão, na função social de renovação.
• Integrar as valências da expressão social no domínio da produção cultural e científica identificando as revoluções científicas e tecnológicas bem como os desafios que coloca.
• Diferenciar as políticas económicas e sociais nas suas relações com as produções culturais e ideológicas.
• Compreender o papel histórico da função temporal das ideias e suas repercussões na dinâmica social do séc. XX.
• Avaliar criticamente a complexidade das ambivalências dos movimentos culturais e sociais em relação à construção de uma civilização comum.
Palmovski, Jan., Historia Universal del Siglo XX, ed. Complutense. Madrid, 1980.
Laffont, R., Histoire de l’ Humanité - Histoire du Developpement Culturel et Scientific de l`Humanité. UNESCO. Paris, 1969.
Rioux, J. P.; Sirinelli, J.F., Para uma História Cultural, ed. Estampa. Lisboa, 1998.
Rémond, René, Introdução à História do Nosso Tempo, ed.Gradiva. Lisboa, 1994.
Logos. Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia. Editorial Verbo. Lisboa, 1992.